Usuário do Serviço de Convivência cria cordel sobre combate ao Aedes aegypti

Aos 63 anos, o poeta e compositor Gilvan Bispo frequenta o Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, no Benedito Bentes

Vanessa Napoleão /Ascom Semdes 20/03/2024 às 11:41
Usuário do Serviço de Convivência cria cordel sobre combate ao Aedes aegypti
Gilvan Bispo é poeta e compositor e produziu cordel para conscientizar maceioenses. Foto: cortesia

O poeta e compositor Gilvan Bispo faz parte do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, e criou um cordel intitulado Maldito Mosquito ensinando os maceioenses a combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. 

Gilvan, 63 anos, participa das atividades do  Serviço de Convivência há quase três anos e compartilhou o seu trabalho com os colegas de grupo e até disponibilizou o cordel para Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho de Gilvan foi postado também no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Solidária. “A ideia de produzir  esse cordel surgiu da necessidade que estamos vivendo. A cada ano estão piorando os casos Dengue, Zika e Chikungunya. Quis mostrar o mal que esse mosquito transmite e que todos nós podemos fazer a nossa parte para combatê-lo. Meu desejo é distribuir esse cordel em forma de livreto, nos Cras, nas escolas, nos postos de saúde, para toda Maceió”, contou.

Cordel intitulado Maldito Mosquito ensina todos a combaterem o  Aedes aegypti
Cordel intitulado Maldito Mosquito ensina todos a combaterem o Aedes aegypti

Mariele dos Santos, coordenadora do Cras Cidade Sorriso, diz que Gilvan apresentou o cordel para o grupo de idosos e  fez questão de disponibilizar para todos. “A gente trabalha com socialização de informações e fortalecimento de vínculos, e percebemos o quanto nossos usuários conseguem transmitir isso através da arte e dos dons que têm. Gilvan sempre traz poemas para reflexões do grupo e isso estimula os outros do grupo a mostrarem seus talentos também. Incentivamos os idosos,  a autonomia e para que saiam do isolamento social,  e participem das atividades do Serviço de  Convivência do Cras, atingindo assim nosso objetivo, que é de fortalecer vínculos com os usuários, e a comunidade, mostrando o que eles têm de bom”, destacou.

O Cras Cidade Sorriso, localizado no bairro do Benedito Bentes, é um dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) que trabalha diariamente pela diminuição das desigualdades sociais e inclusão. Um dos serviços ofertados é o grupo de idosos do Serviço de Convivência promovendo o bem estar e autonomia dos usuários.

O grupo de idosos participa também de atividades de lazer, saúde e recebem apoio e orientações sobre os serviços da  Assistência Social e demais políticas públicas. Essas atividades acontecem todas às segunda-feira, das 9h às 12h no Cras Cidade Sorriso que fica  localizado no Conjunto Benedito Bentes 2, rua C 23 Quadra C 24. O telefone  para contato é o 3312-5950.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h