Usuário do Serviço de Convivência cria cordel sobre combate ao Aedes aegypti
Aos 63 anos, o poeta e compositor Gilvan Bispo frequenta o Grupo de Idosos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, no Benedito Bentes
O poeta e compositor Gilvan Bispo faz parte do grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, e criou um cordel intitulado Maldito Mosquito ensinando os maceioenses a combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Gilvan, 63 anos, participa das atividades do Serviço de Convivência há quase três anos e compartilhou o seu trabalho com os colegas de grupo e até disponibilizou o cordel para Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho de Gilvan foi postado também no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Solidária. “A ideia de produzir esse cordel surgiu da necessidade que estamos vivendo. A cada ano estão piorando os casos Dengue, Zika e Chikungunya. Quis mostrar o mal que esse mosquito transmite e que todos nós podemos fazer a nossa parte para combatê-lo. Meu desejo é distribuir esse cordel em forma de livreto, nos Cras, nas escolas, nos postos de saúde, para toda Maceió”, contou.
Mariele dos Santos, coordenadora do Cras Cidade Sorriso, diz que Gilvan apresentou o cordel para o grupo de idosos e fez questão de disponibilizar para todos. “A gente trabalha com socialização de informações e fortalecimento de vínculos, e percebemos o quanto nossos usuários conseguem transmitir isso através da arte e dos dons que têm. Gilvan sempre traz poemas para reflexões do grupo e isso estimula os outros do grupo a mostrarem seus talentos também. Incentivamos os idosos, a autonomia e para que saiam do isolamento social, e participem das atividades do Serviço de Convivência do Cras, atingindo assim nosso objetivo, que é de fortalecer vínculos com os usuários, e a comunidade, mostrando o que eles têm de bom”, destacou.
O Cras Cidade Sorriso, localizado no bairro do Benedito Bentes, é um dos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) que trabalha diariamente pela diminuição das desigualdades sociais e inclusão. Um dos serviços ofertados é o grupo de idosos do Serviço de Convivência promovendo o bem estar e autonomia dos usuários.
O grupo de idosos participa também de atividades de lazer, saúde e recebem apoio e orientações sobre os serviços da Assistência Social e demais políticas públicas. Essas atividades acontecem todas às segunda-feira, das 9h às 12h no Cras Cidade Sorriso que fica localizado no Conjunto Benedito Bentes 2, rua C 23 Quadra C 24. O telefone para contato é o 3312-5950.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h