Unidades de Acolhimento ganham novas sedes e fortalecem rede de proteção à infância

Foram inauguradas as unidades de Acolhimento Luzinete Soares de Almeida e Acolher

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 31/05/2023 às 15:40
Unidades de Acolhimento ganham novas sedes e fortalecem rede de proteção à infância
Unidades recebem meninos e meninas de 7 a 17 anos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Todas as unidades de acolhimento  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) passaram por melhorias para acolher e dar conforto a crianças e adolescentes que vivem em acolhimento institucional.

A Unidade de Acolhimento Luzinete Soares de Almeida, que acolhe meninas de 7 a 17 anos; e  Acolher, que abriga meninos na mesma faixa etária, foram inauguradas nesta quarta-feira (31) pelo prefeito JHC. 

As unidades têm  um espaço amplo e seguro para as crianças, com quartos para os meninas e meninos, refeitório e espaço de lazer, e funcionam no bairro Pitanguinha.

Fábio (nome fictício), 8 anos, disse que a casa agora está bem melhor. “Estou gostando muito dessa casa. Eu gosto muito do espaço que a gente tem pra brincar. Tem até piscina. Aqui as tias são bem legais, cuidam da gente com amor e carinho”, disse o menino.

Atualmente, moram 20 crianças  nos dois abrigos. São meninos e meninas que sofreram violência doméstica, maus tratos e abandono e tiveram vínculos familiares rompidos. Essas crianças são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude.

Segundo o secretário Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar da capital, Fernando Davino, as melhorias reforçam o compromisso da Prefeitura de Maceió em garantir melhor estrutura para crianças e adolescentes em acolhimento institucional. “A equipe da Semdes trabalha para que eles sejam assistidos da melhor maneira possível e seus direitos sejam garantidos”, pontuou.

Nas Unidades de Acolhimento Institucional da Semdes, a garotada tem uma rotina como a de qualquer criança e adolescente. Hora de fazer refeições, dormir, acordar, estudar e se divertir.

Nos equipamentos sociais há um ambiente seguro que favorece o crescimento e o desenvolvimento saudável de meninos e meninas, que por algum motivo, tiveram que ser afastadas do vínculo familiar.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h