Unidade de Acolhimento Rubens Colaço oferece carinho, educação e proteção
Abrigo funciona na Rua Dr. Alfredo Oiticica, 288, na Pitanguinha
O trabalho feito nas unidades de acolhimento da Prefeitura de Maceió é sempre lembrado pelo seu cuidado e atenção. Esta semana foi celebrado o Dia Nacional de Adoção, 25 de maio, e o trabalho recebe ainda mais destaque.
A pequena Clarinha, de 7 anos, mora na unidade de Acolhimento Rubens com seu irmão Felipe, de 4 anos. Ela é uma menina carinhosa, e muito inteligente, que conquista o coração das pessoas por onde passa.
A unidade de acolhimento é o lar da Clarinha, do seu irmão e de outras crianças. Lá elas são bem cuidadas e tem um ambiente seguro que favorece o crescimento e desenvolvimento saudável delas.
A coordenadora da unidade, Ana Paula Honorato, falou sobre a rotina das crianças na casa. “De manhã elas vão pro colégio, quando chegam toma banho, almoçam, dormem e acordam para brincar e lanchar. Algumas crianças fazem terapia com o psicólogo. Também tem o dia de ir ao pediatra e ao dentista. Elas também vão para passeios, vão para o cinema, para praia e outros lugares. Todas as datas comemorativas, nós comemoramos juntos com eles, incluindo os aniversários, que é feito de forma individual. O nosso trabalho é feito para que eles tenham uma rotina mais normal possível, como a de qualquer outra criança”, explicou.
Clarinha é uma criança feliz que brinca, estuda, se diverte, passeia. Ela faz o segundo ano do ensino fundamental, numa escola próxima a unidade e contou um pouquinho do que mais gosta de fazer no abrigo. “Aqui as tias são bem legais, e cuidam bem da gente. Vou pra escola, faço as lições, brinco, vou ao médico. Também gosto muito das festinhas que tem aqui, e dos passeios,” disse a menina.
A unidade também possui um berçário. Fabiana Santos trabalha no abrigo há três anos e é berçarista. “A gente que é mãe se coloca no lugar deles, cada um tem uma história diferente e a gente acaba se apegando a cada um deles. Aqui é um lugar muito bom pra elas e eu desejo que essas crianças encontrem um família, quem tenha amor, carinho, porque eles precisam muito. A gente cuida deles com todo carinho para que eles tenham um futuro diferente, uma vida melhor”, contou emocionada.
Unidade de Acolhimento Rubens Colaço
A unidade de Acolhimento Rubens Colaço (antiga Casa de Adoção) recebe crianças de 0 a 6 anos que sofreram algum tipo de violência, maus tratos e abandono e tiveram vínculos familiares rompidos. Essas crianças são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Juventude. A unidade, gerenciada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), tem capacidade para 20 crianças, e funciona na Rua Dr. Alfredo Oiticica, 288, no bairro Pitanguinha. Espaço foi reinaugurado nesse mês de maio.
O objetivo desse equipamento é viabilizar, no menor tempo possível, o retorno seguro ao convívio familiar, prioritariamente na família de origem e, excepcionalmente, em família substituta por meio de adoção, guarda ou tutela.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h