Unidade de acolhimento fortalece vínculos familiares

Casa foi completamente reformada e atende com prioridade grupo de irmãos

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 13/05/2023 às 11:00
Unidade de acolhimento fortalece vínculos familiares
Juliana Santos vive no abrigo desde os nove anos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Na última quinta-feira (11), uma unidade de acolhimento toda renovada, com prioridade para grupo de irmãos, foi entregue aos maceioenses pelo prefeito JHC. Agora, as crianças, adolescentes e jovens estão numa casa novinha, espaçosa e que atende a todas as necessidades da garotada com espaço pedagógico, quarto para as meninas e meninos, banheiro com acessibilidade e área para brincadeiras e lazer.

A unidade recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos, com idade entre 0 e 18 anos,  podendo prorrogar até os 21 anos com decisão e medida  protetiva, com o objetivo de refazer e fortalecer os vínculos familiares, preservando e principalmente, resgatando os laços afetivos.

Na casa, todos têm uma rotina como a de qualquer outra criança e adolescente. Fazem as refeições juntos. Vão à escola, à igreja, e brincam na rua com outras crianças.

Em meio à rotina da casa, os meninos e meninas são incentivados pelas educadoras a ajudar em pequenas tarefas domésticas, como lavar os pratos, arrumar e limpar a mesa e cuidar dos objetos pessoais.  Uma forma de aprender a cuidar e ter zelo pela própria casa e de participar do dia-a-dia do lar e aprender, pois muitos deles irão morar sozinhos depois que saírem do abrigo, no caso de adolescentes destituídos do poder familiar, sem perspectiva de reinserção familiar ou de ser colocado em família substituta.

Juliana Santos, 20 anos,  mora  desde os nove anos no abrigo com seu irmão. Ela disse que se sente muito feliz em conviver com o irmão e que é bem cuidada e que tem bons amigos na casa.

“Estou muito feliz, que agora estou fazendo um curso e vou começar a trabalhar. O que mais gosto de fazer aqui é ajudar as tias sempre que posso”, disse a acolhida.

Segundo a coordenadora do equipamento, Rickelane Gouveia, a unidade migrou da modalidade Casa Lar para abrigo com prioridade para grupos de irmãos. “Nesse novo espaço temos  um ambiente aconchegante, pensado para eles,  com boa alimentação, estudo e lazer. Agora eles têm uma sala pedagógica com computador e internet para fazer atividades escolares, quartos com ar-condicionado e banheiro com acessibilidade. Hoje,  temos um espaço qualificado para trabalharmos assim como fomenta o Estatuto da Criança e do Adolescente, alimentação balanceada para os acolhidos e orientação nutricional.  É  um avanço dentro da gestão, qualificar esse espaço, que precisa ser acolhedor e efetivo na garantia dos direitos deles”, pontuou.

A equipe técnica da unidade é formada por assistentes sociais, pedagogo, psicólogo e educadores sociais que fazem o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo também atividades culturais, socioeducativas e recreativas. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h