Servidores são capacitados para atendimento a pessoas com autismo

Redação 09/03/2021 às 14:57
Servidores são capacitados para atendimento  a pessoas com  autismo

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) estão fazendo uma capacitação voltada ao atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estão participando também servidores da Saúde (SMS) e da Educação (Semed).

Ao todo, estão sendo capacitados 32 servidores da Semas que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência de Especializado de Assistência Social (Creas), na Casa de Passagem Familiar, e nos programas de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Primeira Infância Cidadã(PPIC)/Criança Feliz.

Mais de 150 profissionais da Semas, SMS e Semed estão sendo capacitados

Segundo a representante do grupo gestor da capacitação, Emy Oliveira, esse curso tem uma proposta de trabalho intersetorial entre as políticas de saúde, assistência social e educação no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista que sejam atendidas nos serviços e programas do município.

“Os servidores indicados por cada secretaria serão multiplicadores do que aprenderam em seus locais de trabalho. Isso vai influenciar de forma positiva o atendimento aos usuários com autismo que procuram os serviços do município”, explicou a assistente social da Semas.

Estão participando também da capacitação 80 servidores da SMS que atuam em Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) e Centros Especializados em Reabilitação (CERs), além de 50 profissionais da Semed.

As aulas são on-line. O curso começou em dezembro e será encerrado no mês de maio. O recurso para realização dessa capacitação veio de uma emenda parlamentar da deputada Federal Tereza Nelma.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h