Serviço Especializado em Abordagem Social divulga novo número para atendimento

Profissionais realizam busca ativa levando cidadania a pessoas em situação de rua e violação de direitos

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 24/02/2024 às 09:00
Serviço Especializado em Abordagem Social divulga novo número para atendimento
Usuários são orientados e encaminhados aos serviços de proteção e acolhimento institucional. Foto: Ascom Semdes

O Serviço Especializado em Abordagem Social de Maceió (Seas) agora conta com um número exclusivo para denúncias de violação de direitos de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

O maceioense pode realizar o contato direto com a equipe de profissionais através do número: (82) 98183‑7127‬ para tirar dúvidas, receber orientações e principalmente fazer denúncias.

O município de Maceió conta com cinco equipes de Abordagem Social, que cotidianamente buscam atender as necessidades imediatas desta população, além de assegurar articulações que visam a inserção na rede de serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, como as de Saúde, Educação e Habitação.

As equipes são volantes e trabalham em plantões diurnos, das 8h às 16h e noturnos das 17h às 22h, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, realizando  busca ativa nas ruas, praças, estradas, espaços públicos onde ocorram atividades laborais, como feiras e mercados, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, prédios abandonados, praias, semáforos.

Para a técnica de referência do Seas, Daniela Almeida, o contato disponibilizado para população demonstra a proximidade entre os serviços da Prefeitura de Maceió com os maceioenses, para juntos, combaterem a violação de direitos.

“Agora nós contamos com este número para contato que além de aproximar os serviços da Semdes com a população, vai facilitar o acesso para o atendimento de casos que precisam de intervenção e o devido encaminhamento da nossa equipe de profissionais”, explicou a psicóloga.

O Serviço Especializado em Abordagem Social é formado por equipes de educadores sociais que identificam famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, em situação de rua, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso abusivo de crack e outras drogas.

Serviço

As equipes do serviço funcionam nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) Jatiúca, Benedito Bentes, Santa Lúcia, Poço e Orla Lagunar. Caso identifique famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, o número para atendimento é o: (82) 98183‑7127

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h