Serviço de Convivência de Juvenópolis leva crianças à Cavalaria da Polícia Militar

Durante a visita, cerca de 70 crianças e adolescentes passearam pelo local, assistiram atividades de instrução, conheceram os animais e suas rotinas e muitos até andaram a cavalo

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 14/03/2024 às 11:39
Serviço de Convivência de Juvenópolis leva crianças à Cavalaria da Polícia Militar
Crianças conhecendo local onde cavalos recebem a ferradura. Foto:Ascom Semdes

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Juvenópolis, tiveram um dia especial de muita diversão e de experiências, que ficarão guardadas na lembrança deles nesta quarta-feira(13), na Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas(PM/AL), em Bebedouro.

O Tenente Basílio foi o responsável por apresentar toda a estrutura da Cavalaria da Polícia Militar e mostrou tudo o que acontece no local com todo carinho para cerca de 70 crianças. A garotada viu os cavalos tendo instrução no picadeiro, e no piquete,  que são as salas de instrução, para doma e adestramento. Eles também visitaram a ferradoria, onde os animais recebem as ferraduras, e o Centro Veterinário.

"No espaço, eles também conheceram as éguas matrizes para reprodução e os animais que vão para o policiamento, cavalos que estão na rua com contato direto com a sociedade. As crianças ainda viram os potros, animais recém-nascidos e animais aposentados que já serviram mais de 20 anos a sociedade e hoje só são cuidados e descansam", explicou o Tenente.

Uma das partes mais divertidas do passeio, foi andar a cavalo  e andar na viatura da PM com a sirena ligada e ver os cachorros do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais(Bope). José de 5 anos,  era uma das crianças mais animadas. “Gostei de andar a cavalo.  Foi bem legal. Queria andar mais vezes, mas tinha muitas crianças”, contou o menino.

José, 5 anos,  gostou muito de andar a cavalo. Foto:Ascom Semdes
José, 5 anos,  gostou muito de andar a cavalo. Foto:Ascom Semdes

Lidiane, 12 anos, também amou o passeio. “Gostei muito de conhecer a Cavalaria, foi muito divertido andar a cavalo, com a ajuda do policial. Foi um dia bem divertido", falou.

A coordenadora do Serviço de Convivência Juvenópolis, Andrea Queiroz,  falou da importância dessa parceria com a Polícia Militar. “Esse tipo de atividade aproxima o SCFV da comunidade e aproxima as crianças da polícia. No nosso planejamento de ações,  tinha a data do dia do animal. Então, aproveitarmos esse espaço para que eles tivessem um contato com os animais da Cavalaria e para mostrar a importância deles para a comunidade. E além das crianças se divertirem,  elas começam também vislumbrar outras oportunidades de vida. Muitos moram aqui nos arredores e nunca tinha conhecido esse espaço aqui. Eles ficaram muito felizes e foram recebidos com muito carinho pela equipe da Polícia Militar”, destacou.

 “É um prazer receber essas crianças e especialmente por que são da nossa comunidade, da nossa vizinhança. O Regimento de Polícia Montada está sempre de portas abertas para fazer esse tipo de serviço. É um serviço de aproximação entre a PM/AL e as crianças que são o futuro do nosso país. Se a gente conseguir estreitar esse elo com as elas, a nossa sociedade no futuro será bem melhor”, disse o Tenente Basílio.

Apresentação do Canil do Bope. Foto: cortesia
Apresentação do Canil do Bope. Foto: cortesia

SCFV

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Juvenópolis funciona de segunda a sexta-feira, e atende crianças e adolescentes que moram na região de Bebedouro e regiões vizinhas. A unidade oferece atividades para as crianças, familiares e à comunidade, visando o fortalecimento de vínculos e a prevenção da ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil. Todos os dias crianças e adolescentes participam de atividades socioeducativas, esportivas e de lazer.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h