Semdes realizará ação para celebrar Dia de Luta da População em Situação de Rua

Na sexta-feira (18), véspera do Dia Nacional de Luta, pessoas em situação de rua terão acesso a diversos serviços gratuitos no Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, a partir das 10h

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 14/08/2023 às 12:28
Semdes realizará ação para celebrar Dia de Luta da População em Situação de Rua
Serão ofertados serviços nas áreas de assistência social,  saúde, direitos e beleza. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

Para comemorar o  Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizará uma grande ação na próxima sexta-feira (18), em parceria com outras secretarias municipais, no ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho, a partir das 10h, ofertando diversos serviços gratuitos para pessoas em situação de rua da capital.

Durante a ação, serão ofertados serviços nas áreas de assistência social,  saúde, direitos e beleza. A Semdes ofertará os serviços do Cadastro Único, com inscrição e atualização cadastral e orientações sobre programas sociais. As equipes dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP)  e do Serviço de Abordagem Social (Seas) também estarão presentes dando orientações sobre os serviços ofertados pelo município para esse público.

 Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará atendimento com os programas Saúde da Gente, Consultório na Rua  e Saúde Bucal, com atendimento odontológico, testes rápidos, orientações e encaminhamentos.

As mulheres que participarem da ação também terão um dia de beleza com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Para os homens também terá corte de cabelo.

A Defensoria Pública de Alagoas também levará informações jurídicas para a população em situação de rua e realizará encaminhamentos com o Expresso da Cidadania.

De acordo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, essa ação tem o objetivo de promover a cidadania da população que se encontra em situação de rua e relembrar a luta das pessoas em situação de rua. “Nossos equipamentos sociais estão trabalhando diariamente para dar uma melhor qualidade de vida para pessoas em situação de rua. É muito importante mostrar para os nossos usuários, que existe uma política de atenção voltada especialmente para eles, para que tenham acesso a rede de assistência social e de outras políticas públicas”, ressaltou.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O  Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, é comemorado no dia 19 de agosto,  em memória ao “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou a mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h