Semdes e Justiça Federal promovem formação em unidade de acolhimento para migrantes venezuelanos

Ação reuniu magistrados e servidores de diversos órgãos do sistema de Justiça para curso de formação

Matheus Silvino/Ascom Semdes 17/10/2025 às 12:28
Semdes e  Justiça Federal promovem formação em unidade de acolhimento para migrantes venezuelanos
Capacitação aconteceu em unidade de acolhimento da Semdes para migrantes venezuelanos da etnia Warao. Foto: Ascom Semdes

Na tarde dessa quinta-feira(16), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) junto a Justiça Federal de Alagoas (JFAL) realizou uma ação na Unidade de Acolhimento dos Migrantes Venezuelanos da Etnia Warao. A formação contou com a participação de magistrados e servidores de diversos órgãos do sistema de Justiça para curso de formação.

A capacitação foi promovida pela Escola da Magistratura Federal (Esmafe), da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) sob o tema: “Formação Regional sobre a Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades”, que tem como objetivo compreender questões sociais da população em situação de rua, suas interseccionalidades e capacitar profissionais para execução dos serviços no sistema de justiça.

O Juiz Federal, Antônio José de Carvalho, explicou sobre a iniciativa. "O Curso de Capacitação e Formação na Política Judicial de Atenção à População e Situação de Rua é uma atividade da Escola de Magistratura, curso direcionado para todos sistemas de justiça, magistratura, servidores, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, que consiste na compreensão da questão social relacionada à população em situação de rua, da Resolução 425-2021 do Conselho Nacional de Justiça, das interseccionalidades como a etnia Warao, a compreensão dessas realidades que são invisibilizadas e que são permeadas de estereótipos, de viéses, e de estigmas. Essa realidade passada para os alunos e alunas dessa capacitação permite que no seu dia a dia compreendam a importância e o papel do direito a essas questões", destacou.

Ação reuniu magistrados e servidores de diversos órgãos do sistema de Justiça. Foto:Ascom Semdes
Ação reuniu magistrados e servidores de diversos órgãos do sistema de Justiça. Foto:Ascom Semdes

A programação contou com uma apresentação cultural dos venezuelanos em uma dança típica, roda de conversa sobre a efetivação de políticas públicas para os migrantes e uma visita técnica dos magistrados à Unidade de Acolhimento gerenciada pela Semdes, oferecendo moradia segura, alimentação e serviços socioassistenciais e de convivência para essa população.

O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, participou da ação e reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió na promoção de políticas públicas para esse público. "Quero deixar registrado a felicidade em receber todos esses profissionais do sistema de Justiça para compreender um pouco da história, as dificuldades desse povo e também do trabalho realizado pela nossa secretaria aqui neste equipamento. Reforço nosso apoio e comprometimento no fortalecimento de políticas públicas e ações necessárias para oferecer sempre o melhor para os nossos assistidos", disse.

Secretário Fernando Davino reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió na promoção de políticas públicas para os Waraos. Foto: Ascom Semdes
Secretário Fernando Davino reforçou o compromisso da Prefeitura de Maceió na promoção de políticas públicas para os Waraos. Foto: Ascom Semdes

"Somos muito bem assistidos nos serviços da Prefeitura de Maceió através da Semdes, com alimentação segura, profissionais muito atenciosos e com atendimentos humanizados. Todos estão de parabéns", disse Argenis Jesus, representante da comunidade Warao.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h