Secretários de Assistência e de Habitação visitam programas sociais em São Paulo

Ações inovadoras serão implantadas em Maceió, a partir da experiência colhida com a visita técnica

Deborah Freire/Ascom Semas 07/03/2023 às 12:55
Secretários de Assistência e de Habitação visitam programas sociais em São Paulo
Secretários de Assistência Social e de Habitação de Maceió foram recebidos pelo secretário Carlos Bezerra, de São Paulo. Foto: cortesia

Os secretários de Assistência Social e de Habitação de Maceió, Claydson Moura e Neto Andrade conheceram, nesta terça-feira (7), o programa Vila Reencontro: Cruzeiro do Sul, na cidade de São Paulo, voltado para o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A visita faz parte de uma agenda dos secretários e equipes técnicas para trocar conhecimentos e experiências sobre os serviços de alta complexidade na área de Assistência Social realizados pelas gestões dos dois municípios. O grupo é acompanhado pelo secretário de Assistência Social de São Paulo, Carlos Bezerra.

De acordo com o secretário Mourinha, a determinação do prefeito JHC é que as iniciativas de sucesso da capital paulista sejam implantadas em Maceió.

A primeira delas, a Vila Reencontro, se trata de um serviço de moradia transitória em imóveis modulares para a população em situação de rua. Durante o período de estada no local, os usuários recebem serviços intersetoriais para apoiar na reconstrução da sua autonomia, até que eles estejam aptos a deixar o espaço e reconstruir a vida.

“O prefeito JHC determinou que viéssemos conhecer os programas, então há a certeza de que tudo o que estamos vendo de avanços será implantado em Maceió. Agradeço ao secretário Carlos Bezerra e afirmo que aqui, como em Maceió, tem um coração que sonha em transformar vidas”, declarou.

O secretário Neto Andrade destacou a inovação dos programas visitados em São Paulo e reforçou o objetivo de levar as experiências para a capital alagoana.

“São projetos inovadores e de sucesso que com certeza, a gente vai implantar e vai ser inovador também em nossa cidade. O lema do nosso prefeito é transformar vidas e, através da habitação, realizar o sonho da casa própria”, afirmou.

A agenda das equipes segue com as visitas ao Centro Temporário de Acolhimento do Canindé, para a população em situação de rua; ao Centro Pop Santa Cecília; ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Lar Batista Aclimação e ao Projeto Solidariedade com Arte.

O secretário de Assistência de São Paulo, Carlos Bezerra, destacou a importância do encontro e da parceria entre os municípios.

“Estamos muito felizes por receber a visita dos secretários e conversar sobre parcerias e trocas entre as nossas cidades na área social, na área de habitação, e como a gente pode inovar e trazer coisas que de fato mudem a vida das pessoas, trazendo dignidade e desenvolvimento social”, revelou.

Equipe técnica de Maceió visita programa da Prefeitura de São Paulo. Foto: cortesia
Equipe técnica de Maceió visita programa da Prefeitura de São Paulo. Foto: cortesia
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h