Secretaria de Assistência Social faz prestação de contas à sociedade em audiência pública

Secretário municipal Claydson Moura destacou avanços de 2022, voltados às pessoas mais vulneráveis

Deborah Freire/Ascom Semas 16/12/2022 às 15:41
Secretaria de Assistência Social faz prestação de contas à sociedade em audiência pública
Secretário municipal Claydson Moura apresentou ações de 2022 e projetos para 2023. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas) participou, nesta sexta-feira (16), de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para prestar contas do ano de 2022 e discutir ações para 2023. A sessão foi proposta pelo vereador Leonardo Dias e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A audiência reuniu instituições como a Casa de Ranquines, o Lar de Amparo à Criança para Adoção, a Casa de Passagem Sorriso, o Lar São Domingos, a Associação de Amigos do Autista e o Lar Evangélico Leal, além de conselheiros tutelares, servidores da Semas e sociedade civil.

Entre os temas citados, o acolhimento de crianças e de idosos esteve entre os mais abordados. O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, destacou que uma das importantes medidas da gestão foi iniciar a reforma de um prédio na Ponta Grossa, no qual vai funcionar o primeiro abrigo para idosos de Maceió, a Cidade do Idoso, com atendimento 24 horas, inclusive, por profissionais de saúde. As obras estão quase concluídas e, até final de 2023, serão criados outras duas unidades de acolhimento para este público.

Paralelamente, as instituições não-governamentais que atuam com idosos na capital foram contempladas com colchões e outros insumos, e o Fundo do Idoso, que estava travado por questões legais, hoje já pode ser utilizado para as ações na área.

Para as crianças residentes nas unidades de acolhimento foram destinados jogos e brinquedos, além de insumos, e o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que contratou 104 colaboradores, permitiu a ampliação das equipes que atuam com os meninos e meninas acolhidos pela Semas.

O secretário destacou, ainda, ações que beneficiaram as pessoas em situação de vulnerabilidade, que estavam na fila de espera para entrar no Cadastro Único e obter o Auxílio Brasil. Graças a investimentos em equipamentos e pessoal, a fila foi zerada em Maceió.

E para finalizar o ano de 2022, Mourinha citou que será aberto, na próxima semana, o primeiro Centro Pop da parte alta, com funcionamento das 8h às 16h. E em janeiro será a vez do primeiro albergue para pessoas em situação de rua do bairro Tabuleiro do Martins, que fica na parte alta da cidade.

“A Assistência Social conta com 1.206 colaboradores e 46 prédios, é maior que muito município. Passamos 45 dias deste ano dedicados a cuidar somente das famílias afetadas pelas chuvas e, mesmo assim, conseguimos avançar”, afirmou.

Entre as pessoas que pediram a palavra, o conselheiro tutelar Severino Vicente dos Santos, conhecido como Silvio, da primeira região, pediu a intervenção do secretário junto ao Tribunal Regional Eleitoral para garantir que as eleições para os conselhos sejam feitas com urnas eletrônicas em 2023, ao que recebeu o compromisso de Mourinha.

A assistente social Fabiana Costa, da Casa de Ranquines, também falou aos presentes e ressaltou a importância da Casa do Idoso para Maceió. Também pediu a palavra a servidora Rickelane Gouveia, coordenadora da Casa Lar. Ela ressaltou a importância do projeto Saúde nos Abrigos implantado em 2022 e solicitou à Câmara a aprovação do projeto Família Acolhedora, que proporcionará um salto de qualidade no acolhimento de crianças e adolescentes, além de desafogar as unidades de acolhimento.

O vereador Leonardo Dias se comprometeu em pedir à presidência da Câmara para pautar o projeto antes do recesso do dia 31 de dezembro e conseguir votar antes do fim do ano.

Também se pronunciaram a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia, a diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, o diretor Administrativo, Rui Machado, e a diretora de Direitos Humanos, Gabrielle Claudino, que destacaram a soma de esforços dos servidores para atender os usuários e para planejar as próximas ações da pasta.

“Estou feliz demais por ver a Câmara abrir as portas para a Semas, aliás, a casa legitimamente do povo aprovou por unanimidade e nós estivemos aqui com parte da equipe, com a sociedade civil, com associações de toda natureza, desde quem cuida de autistas, idoso, criança, pessoa em situação de rua, conselheiros tutelares. Isso nos enche de alegria, porque é missão cumprida. A gente vê que está conseguindo trazer todo mundo para perto, porque sozinho ninguém consegue. É uma luta muito grande e muito negligenciada por muitos anos. Temos que fazer o melhor agora, para deixar o legado e, para que quem vier depois diga: eles conseguiram, vamos conseguir também”, declarou o secretário.

A conselheira tutelar, Vera Leite Nazaré, tem 30 anos de atuação na militância na área de políticas públicas e disse que foi a primeira vez que viu uma secretaria fazer prestação de contas à sociedade. “Foi uma surpresa uma audiência específica para se discutir ações da Semas, ou seja, cada segmento ter direito a voz, ter sua fala respeitada e acolhida. Me surpreendi com o convite e fiz questão de vir, para ver o que seria direcionado para a Semas, que faz parte do sistema de garantia de direitos”, parabenizou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h