Região Norte ganha nova unidade do Cras

Cras Região Norte fica localizado na Rua do Asfalto, 20, próximo à Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 22/12/2022 às 14:02
Região Norte ganha nova unidade do Cras
Equipamento da Assistência Social de Maceió ofertará serviços para a população do litoral Norte. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Os moradores da região Norte de Maceió não vão mais precisar se deslocar até outras localidades para serem assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesta quinta-feira (22), começou a funcionar o mais novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Região Norte, localizado na AL-101, no bairro Riacho Doce.

O equipamento, que fica localizado na Rua do Asfalto, 20 (próximo à Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição), vai beneficiar moradores dos bairros de Jacarecica, Garça Torta, Riacho Doce e Ipioca.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, destacou a importância de entregar o equipamento para a população da região Norte e a preocupação do Prefeito JHC em assistir aos maceioenses, em especial, desta localidade.  

“O Cras já está aberto e a população já pode procurar os serviços desse equipamento. A sensação de dar o ponta pé inicial nesse Cras é a melhor do mundo. São 17 anos que o Governo Federal já apontava que a região Norte precisava da Assistência Social e hoje o prefeito JHC, com o cuidado que tem com as pessoas, determinou que a gente fizesse e aqui está. Esse Cras era um sonho e agora é uma realidade, 2023 promete muitas coisas boas e vamos avançar muito”, afirmou Mourinha.  

A diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa, ressaltou a nova composição da equipe que vai atuar no Cras Região Norte. 

“É um momento histórico, que vivemos nessa quinta-feira, a população da região já esperava há muito tempo esse Cras, ele que é a porta de entrada para os serviços da Assistência Social. É um sentimento de realização poder está aqui na entrega. Já iniciamos com todos os serviços funcionando para que as pessoas possam ser atendidas. Fizemos questão que fosse uma equipe totalmente nova, para que a gente pudesse treinar e capacitar, de acordo com a necessidade e a realidade. Esses profissionais foram treinados no Cras Sônia Sampaio, por um mês, e estão aptos para esse trabalho”, informou a diretora.  

O Cras Região Norte contará com o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

A coordenadora do equipamento, Viviane Silva, trabalha na Semas há quase 15 anos e explicou que o Cras significará inclusão social para as pessoas da região. 

“Essa área faz parte de uma região que esteve descoberta por muitos anos. E essa abertura significa inclusão social através dos programas que a gente vai ofertar como o CadÚnico, sendo uma garantia do direito de acesso às políticas públicas. A gente fortalece esse território com esse equipamento e protege as famílias dessa forma”, frisou a coordenadora do Cras.  

No equipamento também estará sendo realizado a construção de um centro para as atividades do Serviço de Convivência, que contará com educadores sociais e professores de educação física, promovendo atividades com as famílias, jovens, crianças e pessoas idosas.  

“O que posso dizer é sobre gratidão. Temos que agradecer a todos, por todo esse empenho e chegando nessa conquista que é o Cras da Região Norte. As famílias sofriam com a dificuldade de chegar aos outros equipamentos, mas hoje estamos aqui realizados, falando pelas famílias. Hoje teremos um acesso mais rápido, com um bom atendimento”, pontuou a líder comunitária Dália Pontes, membro da Associação de Moradores do Distrito Floriano Peixoto.  

O primeiro usuário a ser atendido no Cras Região Norte foi o autônomo Cícero Luiz, 55 anos. Ele é morador do bairro de Ipioca e procurou o equipamento para realizar o cadastro no CadÚnico e gerar seu Número de Identificação Social (NIS).  

“Fiquei sabendo por alguns amigos que o Cras estaria funcionando hoje, então, corri logo para fazer meu CadÚnico e ter o NIS. A estrutura está ótima e o atendimento foi muito bom. Agradeço ao prefeito que olhou por nós da região, vai ajudar demais nossa comunidade”, contou Cícero.  

As unidades do Cras são destinadas à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos. A equipe do equipamento social trabalha preventivamente, organizando e oferecendo serviços com o objetivo de emancipar esses indivíduos. 

As pessoas idosas, com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Programa Auxílio Brasil e Benefícios de Prestação Continuada (BPC); famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade são as que comumente fazem uso do seu direito de proteção social básica. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h