Reforma do Cras Bela Vista promove acessibilidade e amplia espaços para população

Prédio funciona como Centro de Referência da Assistência Social há oito anos e nunca tinha sido reformado

Deborah Freire / Ascom Semas 02/03/2023 às 09:28
Reforma do Cras Bela Vista promove acessibilidade e amplia espaços para população
Imóvel recebeu melhorias após oito anos sem obras. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Para acessar o prédio do Cras Bela Vista, no São Jorge, o jovem Paulo Mickael dos Santos, de 14 anos, precisava ser carregado em sua cadeira de rodas, com ajuda dos pais e de funcionários. A falta de uma rampa de acessibilidade e o batente de quase um metro de altura desestimulava a família a entrar no prédio, mas a realidade mudou com a reforma do imóvel.

“Era muito difícil entrar com ele no Cras. Chegando aqui, às vezes ele ficava do lado de fora, a cadeira não chegava, agora chega”, comemora o pai, Cícero Paulo.

Um dos principais ganhos da obra realizada pela Prefeitura de Maceió foi a acessibilidade, conquistada após oito anos da implantação do Centro de Referência da Assistência Social no bairro. Mas a reforma tão esperada também promoveu mais conforto aos servidores e a possibilidade de melhorar o serviço prestado.

A coordenadora do espaço, Paula Chaves, lembra que o imóvel funcionava com outro serviço da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), mas desde 2014 se tornou Cras. Com o passar dos anos, os problemas estruturais foram surgindo, mas nunca foram feitas as melhorias necessárias.

Os servidores tinham que conviver com mofo, infiltração, salas sem ar condicionado e outros problemas, que agora ficaram no passado. “Por ser uma casa de primeiro andar, em cima havia muita infiltração, mofo. Nos espaços fechados tínhamos que trabalhar com as portas abertas. Há mais de oito anos que estava precisando de uma reforma”, afirma.

A educadora social do Cras, Eduarda Holanda, também ressalta que o trabalho com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será reforçado com o novo espaço, que agora é fechado e será refrigerado.

A usuária Fabíola Gomes aprovou as mudanças. Ela é atendida no local há cerca de sete anos, e já teve os filhos inscritos no grupo de teatro do Cras e diz que o atendimento no local é acolhedor. Com a reforma, ela afirma que o prédio ficou mais confortável. “Está tudo muito bem organizado, limpo. A gente fica até mais à vontade”, elogia.

Josefa da Silva Calado, usuária há mais de cinco anos, se surpreendeu com a mudança. “Nem parece aquele Cras. Antes estava muito degradado, alagava aqui na frente, não tinha drenagem. Agora ganhou mais espaço, área coberta”, comenta.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h