Recepcionistas fazem formação sobre Sistema Único de Assistência Social

Cerca de 50 profissionais participaram da capacitação no auditório da Semec, no Centro de Maceió

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 16/12/2022 às 12:51
Recepcionistas fazem formação  sobre Sistema Único de Assistência Social
Atendentes da Semas passam por capacitação sobre o SUAS. Foto: Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Nesta sexta-feira (16), a Comissão de Educação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) promoveu uma capacitação direcionada aos recepcionistas das unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).  

O objetivo da ação foi levar informações sobre a política de assistência social aos servidores dos diversos equipamento da Semas e que fazem parte do SUAS, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializada de Assistências Social (Creas), Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), sede do Cadastro Único e o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). 

A coordenadora do Cras Cidade Sorriso e membro da Comissão de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS, Mariele Santos, apresentou aspectos da política de Assistência Social e ressaltou a importância dessa capacitação para os novos e antigos servidores da Semas.  

“Tivemos um Processo Seletivo Simplificado (PSS) recentemente e com isso, novos funcionários entraram no quadro da Semas. Por isso é importante que a gente leve essas informações sobre a política de Assistência, para eles que fazem o primeiro contato com os usuários. É necessário também, para os que já trabalham a mais tempo nessa função, tenham um processo de reciclagem de conhecimento”, enfatizou a assistente social.  

Além das políticas públicas de Assistência Social, na oportunidade, as psicólogas da Semas, Sofia Grimberg e Verônica Serpa, destacaram a importância da qualidade do atendimento aos usuários.  

“Precisamos capacitar a porta de entrada, que acolhe os usuários do SUAS. Nesse primeiro momento trabalhamos como esses profissionais precisam agir no momento de atendimento e acolhimento, tendo a equidade como referência. Muitas das pessoas que procuram o serviço estão em situação de vulnerabilidade social. Por isso é importante que esse primeiro contato seja bem feito”, contou Sofia. 

A psicóloga Verônica Serpa revelou que é preciso que os atendentes tenham um olhar diferenciado com as pessoas que procuram a Semas.

"É fundamental que os profissionais saibam como os nossos serviços podem ser acessados, quais as necessidades e encaminhamentos necessários. Entendendo que não temos um papel pessoal, mas sim profissional, de atender aos usuários”, completou Verônica.  

A recepcionista da sede da Semas, no bairro Poço, Maria Lúcia, informou que a capacitação a fez refletir sobre o dia-a-dia no trabalho e o atendimento ao público mais vulnerável.  

“Essa apresentação e as informações nos ajuda demais no dia-a-dia. Foi muito bom poder participar e aprender mais. A gente fica refletindo sobre o que passamos diariamente no trabalho. Espero que tenhamos mais atividades como essas, pra gente sempre fazer o certo”, comentou a funcionária.  

Já a recepcionista do Cras Bela Vista, Maria Valderlene, agradeceu pelo conhecimento compartilhado pela Comissão de Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS e os atendentes.  

“A gente vai levar esse conhecimento para a vida e para o dia-a-dia. Agradecemos muito pela capacitação, pois foi muito produtiva. Deveria acontecer mais vezes esse encontro também. A linguagem que foi passada foi muito simples e de pleno entendimento. Deu para ver que todo mundo adorou”, disse Valderlene.  

Sistema Único de Assistência Social  

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é um sistema coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e gerenciado pelo poder público e pela sociedade civil com a missão de organizar os serviços de assistência social no país.  

Ele articula recursos e esforços da União, dos Estados e dos Municípios para financiar e executar a Política Nacional de Assistência Social (PNAS). As ações organizadas no SUAS estão divididas entre a Proteção Social Básica, voltada à prevenção de riscos sociais e pessoais, e a Proteção Social Especial, destinada a pessoas em situação de risco ou violação de direitos. 

SEMDES

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