Racismo e LGBTFobia são temas de curso promovido para servidores da Assistência Social

Objetivo da capacitação é fortalecer o respeito a diversidade no SUAS

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 26/04/2023 às 11:15
Racismo e LGBTFobia são temas de curso promovido para servidores da Assistência Social
Racismo e LGBTFobia são temas de curso promovido para servidores da Semas. Foto: cortesia

Com objetivo de construir diálogos para o fortalecimento e respeito à diversidade humana, o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+ de Maceió promoveu nessa terça-feira (25) um curso com o tema Agentes da Cidadania: SUAS sem LGBTFobia. 

O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e reuniu mais de 100 servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para esta primeira etapa da capacitação. O coordenador da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rafael Gomes, falou sobre o direcionamento do curso. 

“Nessa primeira oportunidade, o diálogo foi voltado para dois temas importantes: o racismo e a LGBTFobia. Nesse projeto, visamos formas Agentes da Cidadania que promovam as políticas públicas de Cidadania e Direitos para a população Pretas (os) e LGBTQIA+ no município de Maceió”, colocou o coordenador.  

Edsângela Palmeira é coordenadora Estadual da instituição Mães da Resistência participou do encontro e falou sobre o acesso a direitos dentro da política da assistência social.

"Acredito muito no poder da informação para diminuição da LGBTfobia. Além da possibilidade de abrir as portas para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social, como é o caso dos grupos de minorias, tenham acesso aos seus direitos dentro da política da Assistência Social. Nossos filhos vivenciam todos os dias na pele o peso da discriminação e ter a garantia de acesso aos seus direitos nos deixa muito feliz", afirmou Edsângela.

O técnico de teatro do Serviço de Convivência da Semas, Alderir Souza, participou do curso e falou sobre a necessidade do atendimento às demandas do público LGBT em Maceió. 

“É extremamente necessário trazer à tona as questões em relação a população LGBTQIA+, são casos reais que acontecem todos os dias. Esse curso foi muito importante para que as pessoas que fazem parte do serviço entendam a importância da inserção desse público no atendimento, como usuários do SUAS. E pensar, como sociedade, quais são as maneiras que a gente pode contribuir para melhor atender essa população, em um contexto tão difícil, onde é necessário um olhar mais humano e justo com todos”, destacou Alderir.  

A segunda etapa do curso será realizada no dia 18 de maio, no auditório do Cesmac, no bairro do Farol.

Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+ 

O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT+ tem a missão de garantir e fiscalizar o cumprimento da política de defesa dos direitos desse público em Maceió. Representantes da sociedade civil e do poder público, trabalham juntos para formular e propor diretrizes de políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para defesa dos direitos LGBT.  

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h