Projeto + Oportunidade combate trabalho infantil ao oferecer acesso a políticas públicas e qualificação

Cerca de 10 adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil participam da iniciativa

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 19/10/2023 às 13:30
Projeto + Oportunidade combate trabalho infantil ao oferecer acesso a políticas públicas e qualificação
Atividade de qualificação profissional ocorreu no CIEE. Foto: Ascom Semdes

Adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil durante uma ação de busca ativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) estão tendo a oportunidade de sair da condição de vulnerabilidade e de ter uma qualificação profissional.  A iniciativa faz parte do Projeto + Oportunidade.

A Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes já fez encaminhamentos dos adolescentes que não estavam estudando para escolas da rede pública de ensino. Nesta quarta-feira (18), eles participaram de uma capacitação promovida com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para qualificação profissional, e  inscrição no cadastro das empresas para o programa Jovem Aprendiz.

No mês de setembro, a Subsecretaria da Primeira infância, a equipe de Abordagem Social, a  Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e o Conselho Municipal do Direito da Crianças e Adolescente (CMDCA) realizaram uma ação de busca ativa para dar assistência a mães com crianças de colo, em mendicância e crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Segundo a diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, Marcia Melo, foi feita uma busca ativa em regiões próximas a  supermercados,  agências bancárias, mercados públicos, e  sinais de trânsito  e em áreas com maior fluxo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

“Nessa primeira ação foram encontradas 10 adolescentes em situação de vulnerabilidade. Depois fizemos uma visita às famílias para verificar as necessidades e se estavam incluídos em programas sociais, se estavam estudando e qual a vivência das crianças em relação ao trabalho infantil para fazer os encaminhamentos devidos”, explicou.

Adolescentes foram inscritos no programa Jovem Aprendiz. Foto:Ascom Semdes
Adolescentes foram inscritos no programa Jovem Aprendiz. Foto:Ascom Semdes

Layza Santos, 16 anos, participou da atividade. “Achei bem legal. Aprendi várias dicas de como ter disciplina, como comportar e me vestir no local de trabalho. Espero que eu consiga participar do Jovem Aprendiz. Minha mãe achou muito bom que eu estou participando desse projeto, e tendo uma ocupação e aprendendo coisas novas”, disse a adolescente.

As ações de combate ao trabalho infantil promovidas pela Semdes continuarão dos dias 30 de outubro a 2 novembro, em cemitérios no período que antecede o Dia de Finados, e no feriado.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h