Projeto musical promove bem-estar para idosas do Serviço de Convivência
Ação acontece em parceria com a Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas e o Mercado do Artesanato

Um projeto musical está promovendo qualidade de vida e bem-estar para idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (25), no Mercado do Artesanato de Maceió e contou com a participação de cerca de 60 usuárias do Cras.
A iniciativa faz parte do projeto Sons da Saudade, idealizado pelo mestre artesão e percussionista, Dalmo Almeida. O objetivo é promover a visibilidade da música nordestina, relembrando canções e tradições que marcaram épocas, levando alegria, criatividade e muitos sorrisos para o público 60+.
A educadora social do Cras Área Lagunar, Ana Cristina, denominou a ação como uma arte-terapia."O projeto que iniciou com a confecção dos instrumentos musicais de percussão, o xequerês, é denominado uma arte- terapia que trabalha corpo, mente e todas as funções cognitivas do corpo. É uma coisa muito boa para o idoso porque exercita suas funções, além da aproximação da interação social que aconteceu no projeto e assim está dando muitos frutos", disse.
A mestra artesã, Adriana Chalupe, e o mestre artesão Dalmo Almeida, desenvolveram o projeto e as oficinas de confecção de xequerês, com as idosas do Serviço de Convivência. Ela falou sobre a importância da iniciativa destacando o impacto da arte na vida das pessoas com transformações de destinos.
"Foi tudo consequência dessas experiências de observar em como o artesanato , é capaz de fazer com que as pessoas externem algumas dificuldades e trabalhe essa dificuldade de forma consciente. E a partir daí se produz a arte, resultando lindas transformações de traumas, depressão, e entre várias dificuldades que as pessoas enfrentam no dia a dia", explicou.
Na ocasião, as idosas cantaram canções de forró, xote e baião acompanhando a dupla de músicos Camilo e Edjane, com os xequerês que foram produzidos por elas em outras oficinas do projeto.
O projeto Sons da Saudade é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNDA)/ Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). E tem a parceria da Associação dos Artesãos Criativos de Alagoas (AACAL), Cras Área Lagunar, Mercado do Artesanato e Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa).
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h