Programa Primeira Infância Cidadã recebe visita de monitoramento
O Programa Primeira Infância Cidadã, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está recebendo nesta semana visita de monitoramento de técnicas da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Nesta terça-feira(23), a visita foi realizada com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Bela vista, no bairro São Jorge.
O objetivo da ação de monitoramento é prestar orientações sobre a execução do programa, acompanhamento de visitas domiciliares, público acompanhado, composição da equipe, inserção das visitas no sistema e volume de recursos utilizados, além do funcionamento do comitê gestor municipal e outras demandas apresentadas.
A coordenadora do programa em Maceió, Wellida Santos, falou da importância dessa visita. “Já temos dois anos de funcionamento do programa em Maceió e mais de 1.500 indivíduos acompanhados. Essa visita é muito importante para avaliarmos juntos o programa, os desafios e dificuldades e compartilhar também as boas práticas e resultados positivos das equipes”, disse Wellida.
A coordenadora estadual do programa, Simone Sampaio, revelou que o intuito da visita é ouvir a equipe para aperfeiçoar o programa e o trabalho dos profissionais. "Viemos ouvir todos, em especial os visitadores, que são os protagonistas do programa, porque estão no dia a dia com as famílias e têm o papel importante de convencê-las a entrar no programa”, explicou.
A visitadora do programa, Elisabeth Nicácio, participou do encontro. “É muito importante essa assistência técnica da coordenação estadual. Além de nós visitadores sermos orientados, é um momento para falarmos das nossas necessidades para que o programa seja melhorado e mais famílias sejam beneficiadas”, disse.
Na próxima sexta-feira (25), a visita da coordenação estadual vai acontecer no Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Já no dia 4 de março, a visita será realizada junto à equipe do Cras Área Lagunar, no Prado.
Programa Primeira Infância Cidadã
O Programa Primeira Infância Cidadã se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos e acontece nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.
O programa, mantido pelo governo federal, tem como público alvo crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h