Programa Acessuas Trabalho beneficiará usuários do Sistema Único
Iniciativa do Governo Federal busca promover o acesso ao Sistema Único de Assistência Social e ao mundo do trabalho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) lançou nesta sexta-feira (24), o programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - Acessuas Trabalho. O evento aconteceu no auditório do Senai e reuniu cerca de 150 pessoas.
A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo promover o acesso dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ao mundo do trabalho por meio de informações e orientações sobre direitos, oportunidades e ações que estimulem o reconhecimento de suas habilidades para proporcionar uma melhor qualidade de vida através da qualificação profissional.
A primeira-dama de Maceió, Marina Cândia, falou sobre a importância da iniciativa.
“É um grande prazer e motivo de felicidade estar presente em um lançamento de um programa tão importante que vai beneficiar nossos maceioenses com atividades de capacitação e inserção no mercado de trabalho”, contou.
Na ocasião, a primeira-dama de Maceió foi presenteada com peças únicas produzidas pelas artesãs do grupo Motivarte do Cras Dom Adelmo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a iniciativa se constitui de um compromisso firmado pela gestão da Semdes em concretizar esse programa.
“Temos trabalhado incansavelmente aos que mais precisam, especialmente em vulnerabilidade ou risco social e esse evento hoje representa um compromisso firmado enquanto secretário em continuar sendo ponte e apoio aos maceioenses”, destacou.
O Acessuas Trabalho vai desenvolver atividades como mapeamento de vagas de trabalho, preparação de currículos, oficinas de como se portar em uma entrevista de emprego, identificação de habilidades e suas potencialidades, encaminhamentos para cursos de qualificação e encaminhamentos para vagas no mercado de trabalho.
O programa vai beneficiar 3.800 pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com idade entre 14 a 64 anos, com prioridade às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, usuárias de serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais, com atenção especial para egressos do trabalho infantil, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, mulheres em situação de violência, população LGBTQIA+ e outras comunidades vulneráveis.
Para a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, o resultado do lançamento representa um trabalho conjunto em busca do destravamento de recursos para beneficiar a população. “É mais um incremento de oportunidades ao mercado de trabalho para os nossos maceioenses, é uma vitória gigante dar o start inicial nesse programa importante”, explicou.
Homenagem
Durante o evento, todas as pessoas que estavam presentes se colocaram de pé para prestar uma homenagem a servidora e Assistente Social Emy Oliveira, que seria a coordenadora do programa, mas de uma forma precoce encerrou sua jornada na terra deixando boas lembranças e seu amor a assistência social e aos vulneráveis. Com a foto no telão escrito: “Emy Presente” um salva de palmas fervorosa foi realizada por todos.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h