Primeira Infância Cidadã alcança marca de mais de 60 mil visitas domiciliares em 2025

Programa facilita o acesso de gestante, crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos

Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes 02/01/2026 às 13:00
Primeira Infância Cidadã alcança marca de mais de 60 mil visitas domiciliares em 2025
Em 2025, foram acompanhadas 1.583 crianças e gestantes em Maceió. Foto: Secom Maceió

Em 2025, o programa Primeira Infância Cidadã alcançou a marca de 60.597 visitas domiciliares. A iniciativa facilita o acesso de gestantes, de crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. A ação é executada por meio de visitas domiciliares que visam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

As visitas são semanais, com orientações sobre os cuidados na primeira infância, importância das brincadeiras, estímulo à linguagem, cognição, vínculos afetivos e socialização. Com o objetivo de apoiar os pais e cuidadores, ensinando atividades simples que podem ser feitas em casa, para promover o desenvolvimento saudável da criança, com foco no  desenvolvimento integral (físico, emocional, social) e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. 

Gleyce France é acompanhada pelo programa e recebe visitas domiciliares da equipe, no Benedito Bentes. Ela contou como está sendo beneficiada. "Depois do acompanhamento do Caio com a visitadora Lúcia, ele teve uma evolução grande, porque tinha um pequeno atraso na fala. A partir das visitas e fazendo as atividades e brincadeiras, o meu filho criou um vínculo com ela, foi melhorando cada vez mais", disse a mãe.

Em 2025, 1.396 crianças receberem o kit de leite do programa, mensalmente. Foto: Secom Maceió
Em 2025, 1.396 crianças receberem o kit de leite do programa, mensalmente. Foto: Secom Maceió

A iniciativa é vinculada ao programa Criança Feliz do Governo Federal. Em 2025, acompanhou 1.583 crianças e gestantes em Maceió. O público-alvo são crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção e gestantes que residem no bairros do Benedito Bentes, São Jorge, Jacarecica e na região da Área Lagunar.

O programa Leite é Massa  também  segue beneficiando famílias do Programa Primeira Infância Cidadã. Desde o lançamento, em agosto de 2022, mais de 30 mil kits com leite em pó, num total  de mais de 270 mil pacotes de 200g, foram distribuídos para crianças de 1 a 3 anos de idade, reforçando a segurança alimentar dos pequenos. Em 2025, 1.396 crianças receberam o kit de leite, mensalmente.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h