Primeira infância: Assistência Social capacitará técnicos da Educação

Redação 30/06/2021 às 10:25
Primeira infância: Assistência Social capacitará técnicos da Educação

Os técnicos da Secretaria Municipal de Educação passarão por uma capacitação sobre os programas Primeira Infância Cidadã (PPIC), Criança Feliz e Criança Alagoana (Cria) do Governo Estadual. A qualificação será ministrada por assistentes sociais do Município nesta quarta-feira (30) de forma virtual a partir das 14h.

As assistentes sociais Wellida Santos e Ray Gomes guiarão o encontro. Para participar, os servidores podem acessar o link da reunião.

Wellida Santos, coordenadora do Primeira Infância Cidadã em Maceió, explica que o PPIC tem caráter intersetorial e trabalha em articulação com outras políticas públicas.

“É necessária a integração das políticas da Assistência Social, Educação e Saúde voltadas para a primeira infância. Precisamos, juntos, planejar, melhorar e executar ações voltadas para o atendimento a essas crianças”, destacou Wellida.

A iniciativa tem como público-alvo crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; e, por fim, crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Um dos assuntos abordados na capacitação pela coordenadora do Programa Criança Alagoana (Cria) em Maceió, Ray Gomes, será o Cartão Cria. O benefício é uma iniciativa do Governo Estadual e beneficiará, com um auxílio financeiro de R$ 100 mensais, gestantes, bebês e crianças de até 6 anos de idade e crianças com síndrome congênita por zika vírus, de 0 a 7 anos. As gestantes precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até R$ 178,00 por pessoa em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal que apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, que compreende crianças de 0 a 6 anos de idade; além de facilitar o acesso de suas famílias e gestantes às políticas e aos serviços públicos.

Vanessa Napoleao/Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h