Primeira Cidade do Idoso acolherá população em situação de vulnerabilidade

Equipamento ofertará cuidados e carinho a idosos a partir dos 60 anos

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 30/05/2023 às 10:10
Primeira Cidade do Idoso acolherá população em situação de vulnerabilidade
Dona Mariza, 62 anos, gostou muito da iniciativa da Prefeitura. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Cidade do Idoso é o primeiro  abrigo público de longa permanência do estado de Alagoas e dentro de oito meses começará a receber os primeiros idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. O novo equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) funcionará na  Praça Ciro Acioly, na Ponta Grossa.

Segundo o secretário Desenvolvimento Social, Fernando Davino,  o primeiro polo da Cidade do Idoso terá capacidade para 50 vagas. Futuramente serão abertas mais duas unidades, uma no Jacintinho e outra no Benedito Bentes com mais 100 vagas. “Iremos acolher  idosos carentes, que as famílias não têm como cuidar. Daremos o melhor para eles que tanto fizeram  por suas famílias e pela sociedade na Cidade do Idoso", pontuou.

A dona Mariza Albuquerque, 62 anos, mora na região e achou muito boa a iniciativa Prefeitura. "Aqui temos muitos idosos em vulnerabilidade e que não têm condições de pagar um abrigo. É um privilégio nosso bairro receber esse abrigo. Aqui tenho certeza que vão receber carinho e cuidados. Eles contribuíram para a sociedade e agora precisam receber de volta”, disse a idosa.

A Cidade do Idoso de Maceió acolherá idosos  a partir dos 60 anos,  que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou que sejam negligenciados pelas famílias.  O espaço será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas. Um ambiente ideal para pessoas da terceira idade, 100% novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença de todos, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade, garantindo os direitos da população idosa de Maceió em vulnerabilidade. A obra está orçada em R$ 2 milhões, em recursos próprios da Prefeitura de Maceió, e deve ficar pronta em oito meses.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h