Prevenção à Covid-19: Semas tem novos horários de atendimento
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) adotou medidas temporárias de combate e prevenção à Covid-19. As mudanças deverão ser implantadas nas unidades, em virtude do Decreto Estadual nº 73.650/2021. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (23).
As unidades de atendimento da Semas e à ela vinculadas funcionarão em horários diferenciados, específicos para cada setor. Será adotado, ainda, o regime de plantão e rodízio entre os trabalhadores, equilibrando a restrição de convívio social com o atendimento ao público externo ou o desenvolvimento das funções.
O atendimento na sede da Semas, localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no Poço, será das 8h às 13h, também com regime de plantão e rodízio de servidores. A copa e o espaço de convivência dos servidores da sede administrativa também ficarão fechados para evitar aglomeração. Servidores com mais de 60 anos, grávidas e aqueles que têm doenças crônicas, que fazem parte do grupo de risco, e todos aqueles que estiverem fora das unidades devido ao sistema de rodízio, deverão fazer teletrabalho.
Atendimento ao público
Em relação ao atendimento ao público, as unidades da Semas priorizarão o atendimento remoto por telefone, WhatsApp e e-mail. Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o atendimento e acompanhamento do Serviço de Atendimento Integral à Família (PAIF) está restrito a demandas específicas identificadas pelas equipes técnicas, ou por agendamento telefônico, complementado por atendimentos por e-mail ou WhatsApp. As unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão as atividades suspensas por 14 dias, após a publicação da portaria.
No Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e na sede do Cadastro Único (CadÚnico), os atendimentos diários deverão se restringir a situações específicas e a casos prioritários de demanda de benefícios eventuais, pelo prazo de 14 dias, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade. O atendimento dos Cras, Casa e sede do Cadúnico, será das 8h às 13h.
Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o atendimento e acompanhamento do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos vítimas de violência (PAEFI) estará restrito a demandas específicas identificadas pelas equipes técnicas ou mediante prévio agendamento telefônico.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) funcionará em sistema de plantão, e condicionado à demanda específica e evolução da situação de pandemia, de forma que seja conciliada a resposta às necessidades essenciais da população em situação de rua com a preservação da saúde dos servidores. O atendimento da Abordagem Social funciona de segunda à quinta, das 15h às 20h; nas sextas de 18h às 22h; e aos sábados e domingos das 16h às 22h.
Os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e unidades de acolhimento institucional também funcionarão, com ajustamento dos níveis de atendimento como forma de evitar aglomerações. Os servidores que atuam nessas unidades deverão tomar medidas e cuidados quanto à prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da Covid-19 junto ao público usuário do serviço, atendendo a todas as recomendações expedidas pelos órgãos competentes. O atendimento dos Creas e Centros POP também será das 8h às 13h.
Contatos para atendimento
Para qualquer informação, esclarecimento de dúvidas ou para agendar atendimento, a população poderá ligar para as unidades, mandar mensagens por Whatsapp ou por e-mail.
– Sede Semas – 3312-5900
– Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) – 3312- 5930
– Sede do Cadastro Único – 3312-5924
– Cras Área Lagunar
E-mail: [email protected] 3312 5945
– Cras Bebedouro
E-mail: [email protected] – Whatsapp Institucional: 98752 2224 /3312-5946
– Cras Bela Vista
E-mail [email protected] whatsapp 3312 5947
– Cras Bom Parto
E-mail [email protected] – whatsapp 3312-5948
– Cras Cacilda Sampaio
E-mail [email protected] whatsapp 3312-5949 telefone 98752-2247
– Cras Cidade Sorriso
E-mail: [email protected] – Whatsapp: 98752 2233 /3312-5950
– Cras Clima Bom
E-mail: [email protected] – 3312-5951
– Cras Denisson Menezes
E-mail: [email protected] Whatsapp : 98752 2240 /3312-5952
– Cras Dom Adelmo
E-mail: [email protected] – WhatsApp 98752 2242 /3312-5953
– Cras Fernão Velho
E-mail: [email protected] Whatsapp Institucional: 98752 2243 / 3312-5954
– Cras Pitanguinha
E-mail [email protected] – whatsappp 3312-5955/98752-2231
– Cras Rio Novo
E-mail: [email protected] – Whatsapp- 3312 5956
– Cras Santos Dumont
E-mail: [email protected] – Whatsapp : 98752 2250/3312-5957
– Cras Selma Bandeira
E-mail: [email protected] – Whatsapp : 3312 5958
– Cras Sônia Sampaio
E-mail: [email protected] – Celular Institucional: 98752 2252/3312-5959
– Cras Terezinha Normande
E-mail: [email protected] Whatsapp : 98752 2235/3312-5960
– Creas Paefi Jatiúca
E-mail: [email protected] – whatsapp 3312-5963
– Creas Paefi Poço
E-mail: [email protected] – whatsapp 3312-5964 / 98752-9843
– Creas Paefi Benedito Bentes – Whatsapp – 3312-5961
– Creas Paefi Orla Lagunar
E-mail [email protected] – whatsapp 3312-5962
– Creas Santa Lúcia
E-mail [email protected] – whatsapp 3312-5965
– Centro Pop I – whatsapp 3312-5931
– Centro Pop II- whatsapp 3312-5932
– Abordagem Social – 3312- 5907
Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h