Prefeitura promove segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade

Este ano, foram distribuídas mais de 600 mil refeições pelo Restaurante Popular e 14 mil kits de leite para dar a população o direito de se alimentar bem

Vanessa Napoleão e Matheus Silvino(estagiário)/Ascom Semdes 01/01/2024 às 11:30
Prefeitura promove segurança alimentar para pessoas em vulnerabilidade
Foram entregues 14 mil kits de leite. Foto: Secom Maceió

É direito de todo cidadão possuir meios de acessos físicos e econômicos para obter uma alimentação adequada, sem comprometer outros recursos para utilizar de outros direitos fundamentais. Este direito humano está previsto nos artigos 6º e 227º da Constituição Federal, assegurando uma boa alimentação e com valores acessíveis para todos os brasileiros.

A Prefeitura de Maceió vem demonstrando sensibilidade e compromisso com a segurança alimentar dos maceioenses promovendo programas e equipamentos que ofereçam suporte para o bem-estar nutricional para quem mais precisa.

De acordo com dados do município, neste ano foram distribuídas mais de 600 mil refeições nas três unidades do Restaurante Popular de Maceió, reforçando o compromisso e responsabilidade da gestão em zelar pela alimentação dos que mais precisam.

No Restaurante Popular, qualquer pessoa pode ter acesso a uma boa alimentação com acompanhamento nutricional e um cardápio diversificado pelo valor de R$ 3,00. Além disso, com o programa Desjejum Social, os maceioenses são beneficiados  com um café da manhã por apenas R$ 1,00 com  dois pães com manteiga, uma fruta da época e um café com ou sem leite.

Maria Barbosa é comerciante e cliente assídua do Restaurante Popular no horário do almoço, mas com o café da manhã ela tem a oportunidade de iniciar o dia de trabalho vendendo suas frutas estando bem alimentada e dando um gás para ter sucesso na labuta diária. Ela celebra com alegria a realização desses serviços e destaca a importância do equipamento para pessoas que não possuem condições de ter uma uma boa alimentação.

“Fico muito feliz com esse serviço para nós. Tenho certeza que serve tanto para mim, quanto para outros trabalhadores, mas principalmente para pessoas que muitas das vezes não possuem condições de ter uma alimentação descente", disse a comerciante.

Restaurante Popular serviu mais de 600 mil refeições em 2023. Foto: Secom Maceió
Restaurante Popular serviu mais de 600 mil refeições em 2023. Foto: Secom Maceió

Atualmente, Maceió possui Restaurantes Populares nos bairros do Centro, Jacintinho e Benedito Bentes, oferecendo suporte alimentar e nutricional para os que mais precisam. Além disso, serão inaugurados mais sete novos equipamentos espalhados pela capital para combater a insegurança alimentar no município.

Segundo a subsecretária de Segurança Alimentar, Jane Mare, as ações realizadas fortalecem as políticas públicas na implantação do Sistema de Alimentação Nutricional (SAN) através da ampliação da oferta do alimento seguro e nutricionalmente equilibrado. Além disso, o aumento de unidades de Pague e Leve, garante o acesso da população mais vulnerável nos bairros do Jacintinho, Benedito Bentes. Em breve serão implantadas novas Unidades no Tabuleiro, Vergel, Clima Bom, Vale do Reginaldo, Cidade Universitária e Santos Dumont”, explicou.

 Leite é Massa

O Programa Leite é Massa distribuiu nesse ano, 14 mil kits de leite em pó, contendo 10 pacotes cada kit,  para crianças de 1 a 3 anos de idade, contribuindo para a segurança alimentar dos pequenos maceioenses, participantes do Programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, esta iniciativa do Município visa o bem-estar e o crescimento saudável das crianças maceioenses.

"Com o programa podemos obter experiências maravilhosas com as famílias atendidas, oferecendo suporte e acompanhamento de um serviço que é crucial para o bem-estar e o crescimento das crianças. Ficamos felizes e contentes em realizar um trabalho tão lindo e delicado, proporcionando segurança alimentar para quem mais precisa", disse Davino.

Uma das famílias beneficiadas é a da Vitória Silva,  que tem o Pyetro Miguel de 1 ano e 8 meses. “Esse programa é uma maravilha e meu bebê agradece. Que Deus continue abençoando para que o Leite é Massa continue no ajudando”, disse a mãe.

Pyetro Miguel, de 1 ano e 8 meses, com a sua avô recebendo o kit. Foto:Secom Maceió
Pyetro Miguel, de 1 ano e 8 meses, com a sua avô recebendo o kit. Foto:Secom Maceió

O programa Leite é Massa atende a famílias dos  do bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes, que participam do  programa Primeira Infância Cidadã/Criança Feliz. No mês de outubro, foram distribuídos 1315 kits.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h