Prefeitura institui Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes

Portaria foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (27)

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 27/07/2022 às 10:20
Prefeitura institui Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes
Comitê planejará ações em favor imigrantes venezuelanos e indígenas da etnia Waraos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O Diário Oficial do Município desta quarta-feira(27) publicou a portaria que instituiu o Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes, para oferta de Serviço de Acolhimento Institucional para imigrantes e refugiados indígenas venezuelanos oriundos de fluxo migratório provocado por crise humanitária.

O comitê é formado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), de Educação (Semed), de Saúde (SMS), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet),  Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria  de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Fundação Nacional do Índio (Funai) e representantes dos Waraos.

Comitê é formado por representantes de secretarias municipais e de outros órgãos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Comitê é formado por representantes de secretarias municipais e de outros órgãos. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Para a  diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia,  a instituição do comitê é um marco inicial na construção da política pública de migrantes aqui no município. “Discutiremos e garantiremos ainda mais os direitos do indígenas venezuelanos,  com o  suporte de toda rede de apoio existente em nosso município, oferecendo um tratamento digno a todos que precisam. Importante também ressaltar essa construção democrática e intersetorial enquanto garantia constitucional, onde todos os entes de proteção, controle, defesa e sociedade civil estarão reunidos visando a implantação dessa política pública”, pontuou Tatiana.

Nas próximas semanas serão divulgadas as responsabilidades de cada pasta do Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes,  que integrarão o Plano Intersetorial com ações em favor dos imigrantes venezuelanos e indígenas da etnia Waraos.

Veja a publicação da portaria no Diário Oficial (Páginas 2 e 3)

Ações da Prefeitura de Maceió para o indígenas da etnia Waraos

A Prefeitura de Maceió já atendeu a 13 grupos familiares, da etnia Warao, com ações na área de assistência social, educação e saúde, desde o dia 22 de março de 2021. Todas essas famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como também receberam cestas básicas e tickets alimentação.

Atendimento da equipe do Consultório de Rua da SMS. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Atendimento da equipe do Consultório de Rua da SMS. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo beneficiários do Programa Auxílio Brasil e receberam também o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam.

Atualmente, sete grupos familiares continuam sendo acompanhados, com 67 pessoas. O restante se mudou para outros municípios como Arapiraca. Recentemente, essas 7 famílias atualizaram o cadastro no CadÚnico e fizeram o cadastro para o Cartão Criança Alagoana (CRIA).

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h