Prefeitura de Maceió oferece moradia, serviços de saúde, educação e inclusão aos migrantes

Secretário Fernando Davino apresenta ações voltadas aos migrantes à representantes da ONU

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semdes 02/06/2023 às 11:07
Prefeitura de Maceió oferece moradia, serviços de saúde, educação e inclusão aos migrantes
A reunião contou também com a presença dos responsáveis pela Casa de Ranquines. Foto: Ascom Semdes

O secretário de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, Fernando Davino, se encontrou com representantes da Agência da ONU para Refugiados (Acnur) para apresentar o atendimento da pasta aos migrantes venezuelanos.

A reunião, ocorrida na última quinta-feira (1º), contou também com a presença dos responsáveis pela Casa de Ranquines, que em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), assiste aos migrantes da etnia Warao. Atualmente, a Prefeitura de Maceió oferece moradia, serviços de saúde e educação, além de promover a inclusão social dessas pessoas à comunidade local.

O secretário Fernando Davino destacou a importância de atender aos migrantes em solo maceioense, levando cidadania e dignidade para eles. “Precisamos entender que somos todos seres humanos, iguais e com direitos à cidadania e dignidade. Por isso, vamos continuar desempenhando esse trabalho muito importante de auxílio aos migrantes Waraos”, afirmou.  

Atendimentos aos migrantes  

No mês de maio, o Prefeito JHC criou a política municipal de atenção à população migrante, refugiada e apátrida em Maceió.

Ainda em 2022, a Prefeitura de Maceió instituiu um Comitê Municipal Intersetorial de Atenção aos Migrantes, para oferta de Serviço de Acolhimento Institucional para imigrantes e refugiados indígenas venezuelanos oriundos de fluxo migratório provocado por crise humanitária.  

A Semdes já atendeu a 13 grupos familiares, da etnia Warao, com ações na área de assistência social e de outras pastas como a Educação e a Saúde, desde o dia 22 de março de 2021. Todas as famílias já receberam ou continuam recebendo o auxílio moradia da Prefeitura de Maceió, como também cestas básicas e tickets alimentação. 

Todos os núcleos familiares foram inseridos no Cadastro Único, com cadastros atualizados, sendo beneficiários do programa Bolsa Família e além disso, receberam também o auxílio emergencial, a fim de superarem a situação de extrema vulnerabilidade social em que se encontravam. 

Também é promovido pelo poder municipal, a inserção desta comunidade no mercado de trabalho para que adquiram autonomia financeira e assim vivam com dignidade na capital alagoana.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h