Prefeitura de Maceió entrega Carteira de Identificação do Autista

Redação 02/03/2021 às 13:29
Prefeitura de Maceió entrega Carteira de Identificação do Autista

Documento garante direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados

21 famílias maceioenses receberam, nesta terça-feira (02), a Carteira de Identificação do Autista. A entrega foi feita pelo prefeito JHC, na Pestalozzi Unidade Judith Barreto do Amaral, na Santa Amélia, e é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Para o prefeito JHC este é um dia histórico na defesa e luta pelos direitos das pessoas com autismo. “Este cartão é mais do que uma identidade é uma política pública de proteção, de defesa para essas famílias. O Estado deve outorgar a essas mães proteção integral. Isso é um trabalho cooperativo, coletivo, uma luta de décadas”, disse.

O documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados. Com este cartão, também é possível ter o controle do número de crianças diagnosticas com a doença, e assim, desenvolver políticas públicas necessárias para as famílias e crianças.
Stephanie Vieira é mãe de três crianças com autismo e comemora o direito conquistado. “Não é nada fácil, passamos por muitos constrangimentos nos estabelecimentos. Eu estou feliz porque agora vai facilitar a vida deles. Este é um direito, não um privilégio”, comentou.

Ainda na oportunidade, o prefeito JHC assegurou que fará todos os esforços para garantir todo o suporte exigido pela demanda. “Estamos aqui materializando tudo que sempre sonhamos e discutimos no período eleitoral. Com muita dedicação, vamos vencer muitos desafios. Hoje são 21, vamos chegar a 200 e não vamos parar por aí, teremos novas buscas para dar suporte de forma ampla a todos que precisam”.

O senador Rodrigo Cunha também esteve presente na ação e destacou a importância do dia. “Hoje essas famílias estão recebendo um cartão que traz dignidade, que vai facilitar a vida delas. Vamos continuar lutando pelas pessoas com deficiência, isso aqui é fruto de uma legislação. Assim, vamos conseguir deixar o nosso legado. Com compromisso e respeito ao próximo”, explicou.

O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, falou do serviço. “O papel da Semas é garantir e oportunizar direitos para as nossas crianças e suas famílias. Aquela mãe que, antes carregava o laudo, para não ser constrangida nos estabelecimentos comerciais, hoje tem a carteira, um documento oficial que respalda a criança com espectro autista a não passar por este constrangimento. A gente vibra e se alegra com isto”.

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Novaes Neto; as vereadoras Teca Nelma e Gaby Ronalsa; o vereador Dr. Valmir; e o secretário municipal de Educação, Elder Maia. Além da direção da Pestalozzi: Tereza Amaral, presidenta; Valéria Santos, superintendente técnica; Sueli Porto, diretora de Assistência social e Artêmia Amancio, coordenadora administrativa.

Tags:
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h