Prefeitura de Maceió amplia para 15 o número espaços para desabrigados da chuva
Cadastro para aluguel social e auxílio emergencial já atendeu mais de 1 mil pessoas

O número de espaços que acolhem os desabrigados e desalojados das chuvas em Maceió subiu para 15. Escolas, creches e instituições sociais situadas em regiões próximas aos bairros afetados pela cheia da Lagoa Mundaú já receberam mais de 4.500 pessoas.
Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, Defesa Civil e outros órgãos municipais foi montada para atender a todas as necessidades dessas pessoas.
O dia inicia ainda na madrugada, com a confecção de quentinhas de café da manhã para serem entregues nesses espaços e segue com a chegada e saída constante de donativos na sede da Semas e nos abrigos, até o final da noite, com a distribuição do jantar e de colchões, kits de dormir, kits de higiene, roupas e outros itens.
Simultaneamente, servidores das Diretorias de Proteção Social Básica e Especial atuam para cadastrar o máximo de pessoas por dia no aluguel social de R$ 250 e no auxílio moradia de R$ 500. Até o momento, os abrigados nas escolas Nosso Lar I e Rui Palmeira, um total de mais de 1 mil pessoas, já foram cadastrados.
A Prefeitura irá agilizar o pagamento dos benefícios para que as famílias possam sair dos abrigos e alugar um imóvel com condições dignas de moradia. Para isso, os servidores do setor financeiro da Semas também trabalham em regime de urgência. O valor deve ser liberado nos próximos dias.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, destaca que o trabalho da Semas tem como objetivo não só atender às necessidades imediatas, mas mostrar aos afetados pelas chuvas que o Município vai ajudá-los a reconstruir a vida. “O nosso trabalho começa às três da manhã e vai até meia noite. Deus está dando força a todos, de forma que a ajuda chegue e faça renascer a esperança de que eles não estão sós”, declarou.
Confira os locais que servem como abrigos em Maceió:
- Escola Nosso Lar, na Ponta Grossa
- Escola Municipal Professor Antídio Vieira, no Trapiche da Barra
- Escola Municipal Rui Palmeira, na Ponta Grossa
- CMEI Papódromo, Vergel do Lago
- CMEI Francisco Mello, no Trapiche da Barra
- Escola Estadual Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra
- Sítio Recreio, em Fernão Velho
- Creche Agenor/Padre Cabral/Quadra do Recreio, em Fernão Velho
- Creche Virgínia Moraes, no Rio Novo
- CAT Defesa Civil, no Pinheiro
- Escola Professor Anaías de Lima, no Vergel do Lago
- Sede Social Riachuelo, no Trapiche da Barra
- Escola Almeida Leite, na Ponta Grossa
- Escola Professora Aurelina Palmeira de Melo, no Vergel do Lago
- Instituto Junte-se a Nós, na Levada
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h