Pessoas em situação de rua participam de oficina de ovos de Páscoa

Cerca de 20 usuários do Centro POP 3, no Benedito Bentes, produziram os ovos de chocolate

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 31/03/2023 às 14:53
Pessoas em situação de rua participam de oficina de ovos de Páscoa
Cerca de 20 usuários do equipamento produziram ovos de chocolate. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP 3) promoveu, nesta sexta-feira (31), uma oficina de ovos de Páscoa para cerca de 20 usuários. Na ocasião, eles aprenderam a confeccionar o chocolate, o modo de colocar na forma e também como embalar. 

Um dos participantes da oficina foi o Fabrício Fabiano, 37 anos. Ele contou que nunca havia produzido um ovo de chocolate e que há muito tempo não participava de uma atividade em conjunto como esta.  

“Estou gostando muito de participar dessa atividade aqui. Produzir os ovos, ouvir a professora e aprender é muito bom. É bom estar fazendo algo diferente, já que nunca fiz um ovo de chocolate”, revelou.  

Quem também participou e gostou foi a Klessia Alves, 42 anos. A catadora de materiais recicláveis agradeceu aos servidores pela atividade. 

“Nunca fiz nada parecido antes. Minha vida é conseguir algumas coisas na rua para poder sobreviver com maior dignidade. O Centro POP vem nos ajudando muito, dando alimentação e atendimento de saúde. Hoje realmente é algo diferente na minha vida, eu gostei muito, agradeço aos servidores pela oportunidade de aprender”, destacou.  

Quem conduziu a oficina foi a assessora da coordenação-geral dos Centro Pops de Maceió, Paula Leite. Ela contou como foi produzir os ovos de pascoa com os usuários do Benedito Bentes.  

“Deu para perceber o quanto eles ficaram interessados e felizes em participar dessa atividade. Já no final, eles disseram que queriam mais atividades assim, pois foi muito bom e motivador. O mais bonito é que eles têm muita vontade de aprender e participar. Há também uma lembrança da infância. Então, muitos aqui vieram com o pensamento de produzir esses ovos de Páscoa para dar de presente para a mãe, filha e entes queridos”, contou.  

Emocionada, a assessora relatou a felicidade em promover a atividade para as pessoas em situação de rua que são assistidas pelo Centro POP, diariamente.  

“Eles se sentem incluídos e especiais ao saber que são capazes de fazer algo assim. Me sinto muito feliz em promover essa atividade para essas pessoas, pois é muito importante e gratificante a gente conseguir ver a emoção deles. Uma das participantes me disse que já viu um familiar produzindo chocolate, mas que achava que não seria capaz, mas hoje ela viu que tem sim capacidade para isso. Estou emocionada, pois a gente sabe que essas pessoas em vulnerabilidade se sentem incapazes e invisíveis, então trazer um pouco do nosso conhecimento é realmente bom”, concluiu.  

A coordenadora do Centro POP 3, Cidelma Lemos, explicou a importância de se promover ações de convivência e cidadania aos usuários do equipamento. 

“É extremamente importante que a gente siga promovendo essas atividades para a população em situação de rua, já que esse público está desprovido, muitas vezes, do básico para sobreviver. Percebemos que eles se sentem invisíveis à sociedade, então com isso, vemos a mudança no semblante e que eles começam a se sentir queridos e acolhidos. Além disso, é uma oficina, então é uma possibilidade de mudança de vida e geração de renda”, afirmou.  

O Centro POP 3 fica localizado no bairro Benedito Bentes, próximo ao Terminal de Ônibus. O equipamento social, que é vinculado à Secretaria de Assistência Social de Maceió, vem promovendo cidadania e serviços para as pessoas em situação de rua. Além dele, Maceió conta com outros dois Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, um no bairro Jaraguá e outro na Levada.

Nos equipamentos são oferecidas duas refeições, café da manhã e almoço, para pessoas em situação de rua, funcionando das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. No sábado e no domingo, os Centros POP abrem apenas para a entrega das refeições.   

Além disso, periodicamente os usuários recebem a visita dos programas de saúde da Prefeitura de Maceió, como o Saúde da Gente e o Consultório na Rua, que promovem testes rápidos de sangue, vacinação, encaminhamentos e triagem, com uma equipe de enfermeiros, técnicos, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h