"Passei a enxergar o mundo de outra forma", disse usuária do Serviço de Convivência

Há 10 anos, Maria José é usuária do equipamento que oferece os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade

Matheus Silvino/Ascom Semdes 04/04/2025 às 10:43
"Passei a enxergar o mundo de outra forma", disse usuária do Serviço de Convivência
Maria José é usuária do Serviço de Convivência há 10 anos. Foto: Allan César/Secom Maceió

"Foi uma oportunidade para realmente vivenciar e me aprofundar no serviço através de palestras, atividades de interação, artesanato, convivência e muito mais. Como sou dona de casa, encontrei no Serviço de Convivência uma forma de sair da rotina, ocupar a mente e aprender coisas novas, sobretudo questões sociais que devemos estar atentas como violência contra mulher, violação de direitos de crianças e adolescentes", disse Maria José, 35 anos , usuária do equipamento há 10 anos.

Maria é natural da cidade de Atalaia, e veio morar em Maceió ainda quando criança. Em 2009 se mudou para o Conjunto Habitacional Cidade Sorriso com dois filhos. Após seis meses aconteceu a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso e sua vida teve um novo rumo.

Segundo ela, o Serviço de Convivência mudou sua forma de enxergar o mundo. "Eu não esperava que tudo isso fosse causar um impacto tão grande na minha vida, porque hoje compreendo sobre nossos direitos e principalmente quando eles são violados. Cultura, saúde, educação, de fato eu passei a enxergar o mundo de outra forma", contou.

Maria com as técnicas do Cras, Luzilda e Mariele.Foto: Allan César/Secom Maceió
Maria com as técnicas do Cras, Luzilda e Mariele.Foto: Allan César/Secom Maceió

A coordenadora do Cras Cidade Sorriso, Mariele Santos, destacou que o equipamento foi primeira unidade do Benedito Bentes a ofertar diretamente os Serviços de Convivência.

“A unidade do Cidade Sorriso foi o primeiro Cras do Benedito Bentes, sendo inaugurado em 2010. Maria é uma das nossas pioneiras e segue conosco participando das atividades, não apenas ela, mas toda a família. Seus filhos participaram do Serviço de Convivência desde de quando eram crianças, e hoje estão no grupo de adolescentes”, explicou.

Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social de Maceió, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Atualmente, a cidade conta com 19 unidades espalhadas pela capital com o objetivo de ampliar os atendimentos e oferecer uma melhor qualidade de vida através dos serviços ofertados. Com isso, as unidades possibilitam o acesso da população aos benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Estes serviços consistem em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

São realizadas atividades de convivência diariamente com diversos grupos de idosos, crianças e adolescentes com temáticas importantes para o fortalecimento de vínculos quebrados, valorização da família e cuidados com a saúde. Foram desenvolvidas diversas iniciativas que promovem o bem-estar do Maceioenses como: Cine Vovó, Baile dos Idosos, Aulas de Karatê, Atividades Físicas, Teatro, Música, Show de Talentos e entre outros.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece aos usuários um conjunto de serviços e ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas) ao propiciar à população em vulnerabilidade social novas oportunidades de convívio social com o intuito de contribuir com a construção de novos projetos de vida. Segundo dados da Semdes, entre janeiro de 2021 a setembro de 2024 foram realizados 139.819 mil atendimentos do serviço, promovendo e priorizando o bem-estar da população maceioense.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h