"Participar desse grupo resgatou a minha vida", diz usuária do Serviço de Convivência

A fala é da artesã Eline Menezes que há sete anos participa do Motivarte no Cras Dom Adelmo Machado

Matheus Silvino/ Ascom Semdes 19/03/2025 às 18:00
"Participar desse grupo resgatou a minha vida", diz usuária do Serviço de Convivência
Eline Menezes não esconde felicidade em ser artesã e participar do Motivarte. Foto: Ascom Semdes

Eline Menezes, 50 anos, é natural de Paulo Afonso (BA). Morou 30 anos em Brasília até decidir recomeçar a vida em Maceió. Longe da família e dos amigos, além do desafio de estar num ambiente novo, ela teve problemas de saúde mental.

“Ficava muito reclusa em casa por não conhecer a cidade, por não conhecer ninguém e aí foi desenvolvendo certa depressão e fui adoecendo. Até que um dia fui num posto de saúde próximo a minha casa e a médica me orientou a procurar o Cras Dom Adelmo Machado, dizendo que havia um grupo de artesanato e que me ajudaria. Todas me receberam muito bem, são mulheres muito acolhedoras. E hoje, e desde esse dia, participo das atividades do Motivarte e me sinto muito bem", revelou.

Segundo Eline, participar do Serviço de Convivência do Cras Dom Adelmo Machado no grupo de mulheres artesãs Motivarte deu novo sentido à vida. "Resgatei o convívio que eu tinha com pessoas, resgatei memórias afetivas, memórias do que a minha mãe fazia, do que minha avó me ensinava, tudo pela convivência e conversas com elas aqui no grupo. Resgatei a minha vida”, confessou a artesã.

As peças manuais produzidas pela artesã somam-se ao trabalho de outras 29 mulheres que toda semana se encontram, para produzir materiais feitos do bordado filé, crochê, tricô e fuxico.

As participantes aprenderam também técnicas de corte e costura, pintura em tecido e em cerâmica. Elas ainda utilizam materiais recicláveis para confeccionar alguns produtos que são vendidos em feiras de artesanatos em toda a Maceió e também na sede do Cras Dom Adelmo Machado, que fica no bairro Prado.

Os preços variam para cada tipo de peça, tornando a produção acessível e transformando uma prática que além de auxiliar no bem-estar, ainda possibilita a aquisição de uma renda extra. “Com o tempo, aprendi técnicas de artesanato, desenvolvendo o cognitivo, porque não é só uma atividade manual, a gente se desenvolve também mentalmente, aprendendo uma coisa nova a cada dia e isso é muito bom. Foi muito importante ter entrado nesse grupo de convivência", contou emocionada.

Motivarte produz peças artesanais há dez anos no Cras Dom Adelmo Machado. Foto: Ascom Semdes
Motivarte produz peças artesanais há dez anos no Cras Dom Adelmo Machado. Foto: Ascom Semdes

Serviço de Convivência

O Cras oferece os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As atividades consistem em um trabalho de caráter continuado que visam fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

São realizadas atividades diárias de convivência com diversos grupos de idosos, crianças e adolescentes com temáticas importantes para o fortalecimento de vínculos quebrados, valorização da família e cuidados com a saúde.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferece aos usuários um conjunto de serviços e ações do Sistema Único de Assistência Social, ao propiciar à população em vulnerabilidade social novas oportunidades de convívio com o intuito de contribuir com a construção de novos projetos de vida.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, entre janeiro de 2021 a setembro de 2024, foram executados 139.819 mil atendimentos do serviço, promovendo e priorizando o bem-estar da população maceioense.

Como participar? 

Os maceioenses que quiserem participar do Serviço de Convivência podem procurar o Cras Dom Adelmo Machado, que fica localizado na rua João Ulisses Marques, 112, Prado. Mais informações podem ser obtidas pelo número do telefone (82) 3312-5953

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h