Palestra para estudantes da Escola Municipal Selma Bandeira aborda combate à violência doméstica
Na ocasião foram realizadas rodas de conversa alusivas ao Agosto Lilás
Na última quarta-feira (23), a Casa Abrigo Viva Vida realizou uma ação educativa para crianças e adolescentes da Escola Municipal Selma Bandeira, localizada no Benedito Bentes, em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica contra a mulher.
A ação contou com a participação das psicólogas da Casa Abrigo, Kelly Priscila e Emanuelly Oliveira, que coordena a instituição de acolhimento do Município, realizando atividades de reflexão com estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.
A coordenadora da Casa Abrigo, Emanuelly Oliveira, destacou para a importância de realizar iniciativas nas quais as crianças possam identificar relações saudáveis e a agir ao passarem por situação de violência doméstica.
"Sabemos que a violência doméstica é uma realidade vivenciada por muitas crianças, por isso é preciso superar a ideia de que as crianças são apenas testemunhas passivas da violência. Muitas presenciam diversas agressões sofridas, principalmente por suas mães, e acabam carregando esses traumas para a vida toda. Dessa forma, é importante realizar esses momentos de acolhimento e de educação, para que possam aplicar os conhecimentos por toda a vida", explicou a coordenadora.
Estatística
Segundo levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), no ano de 2022, a Casa Abrigo Viva Vida acolheu 38 mulheres e 48 crianças, totalizando 86 pessoas que foram vítimas de violência doméstica, dado que descreve a realidade de muitas mulheres e mães que precisam romper o ciclo da violênci, juntamente com seus filhos.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, pontuou a importância em dar continuidade às ações educativas para crianças e adolescentes.
"Ficamos contentes com a realização desse trabalho, pois leva marcas de segurança e aprendizado para as crianças e adolescentes em toda vida. Devemos conscientizar e ajudá-los a detectar uma relação saudável e a importância de construir laços afetivos, dessa forma para tornar uma sociedade melhor. Iremos desenvolver durante este mês mais ações de enfrentamento à violência doméstica, pois é prioridade da Prefeitura de Maceió cuidar de quem mais precisa, e assim, transformar a realidade de nossos usuários", afirmou o secretário.
Casa Abrigo Viva Vida
A unidade de acolhimento temporário presta um serviço de proteção segura e sigilosa, que oferece alimentação, apoio psicológico, jurídico e social às mulheres em situação de violência doméstica (física, psicológica, sexual, moral e patrimonial), familiar e de tráfico humano, sob risco de morte iminente.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h