Organizações sociais recebem certificação para ampliar assistência à população vulnerável

Atestado de gratuidade do CNEAS fortalece instituições que oferecem serviços socioassistenciais gratuitos em Maceió

Vanessa Napoleão/Ascom Semdes 21/10/2026 às 11:04
Organizações sociais recebem certificação para ampliar assistência à população vulnerável
Cerimônia de entrega aconteceu na Semdes no bairro do Poço. Foto: Natália Xavier/Promova Brasil


Organizações da Sociedade Civil(OSCs) de Maceió receberam nesta terça-feira(20), o Atestado de Gratuidade do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). A cerimônia de entrega aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), no bairro do Poço.

Esse documento, comprova que uma organização da sociedade civil presta seus serviços e ofertas socioassistenciais de forma totalmente gratuita aos usuários.

O secretário municipal de Desenvolvimento Socia, Thyago Sessim, esteve presente e falou da importância dessa certificação para as instituições de Maceió.

“Esse atestado habilita as instituições sem fins lucrativos a acessar recursos federais, estaduais e emendas parlamentares, que serão revertidos para atender as famílias mais necessitadas. Por isso, é tão importante esse trabalho que vem sendo executado pela equipe do CNEAS no atendimento as OSCs”, disse.

Atestado permite que instituições recebam recursos públicos. Foto: Natália Xavier/Promova Brasil
Atestado permite que instituições recebam recursos públicos. Foto: Natália Xavier/Promova Brasil

Segundo  a coordenadora do CNEAS da Semdes, Claudione Silva, esse atestado traz benefícios importantes para as entidades. “Esse atestado é emitido pela Semdes e é fundamental para que as entidades mantenham sua regularidade perante o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), possam receber esses repasses de recursos públicos  e avancem em processos de certificação “, explicou. 

Emily Oliveira, coordenadora da ADES – Associação de Estratégia de Desenvolvimento Social, participou da cerimônia de entrega. “Atendemos pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Esse certificado do CNEAS é muito importante para a instituição e fortalecerá o atendimento a essa população. Estou aqui com o coração muito grato por essa conquista”, pontuou.

Emily Oliveira, coordenadora da ADES , recebendo o atestado da instituição. Foto: Natália Xavier/Promova Brasil
Emily Oliveira, coordenadora da ADES , recebendo o atestado da instituição. Foto: Natália Xavier/Promova Brasil

Laís, representante da ONG Em Busca de Sorrisos, falou também dessa conquista para a instituição.

“Hoje é um dia muito importante porque estamos recebendo o certificado do CNEAS. Ele é fundamental para nós, pois com ele conseguiremos mais recursos e formas de custeio para continuar prestando assistência às 200 crianças que atendemos na luta contra o câncer. Estamos muito felizes por conquistar esse certificado”, contou.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h