Oficina capacita usuários do Centro POP para liderança comunitária nas ruas
Ação iniciou dia 3 de novembro, encerrando-se nesta quarta-feira (5)
Oficina capacita usuários do Centro Especializado em Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) para formação de liderança comunitária. A ação iniciou no dia 3 de novembro, encerrando-se nesta quarta-feira (5), no Centro Pop III, no Benedito Bentes.
A iniciativa da Escola Nacional da População em Situação de Rua é um projeto coordenado pela Fiocruz de Brasília, atuando em 15 estados do País, promovendo qualificação, escuta ativa e o fortalecimento de políticas públicas como garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Usuários debateram o tema "O que é ser liderança comunitária nas ruas?" com diálogos e intervenções culturais de caráter educativo, fortalecendo a luta pela garantia de direitos.
O coordenador do Polo Descentralizado POP Rua, Adriano Silva, falou sobre a importância do serviço. "Hoje, a atividade traz como temática a liderança comunitária, entendendo que essa é uma dimensão que fortalece a luta e a garantia dos direitos dessa população que historicamente, mesmo com o advento da nossa constituição, acabaram sendo negligenciadas. Tanto a população em situação de rua como outros grupos considerados minoritários LGBTQIAPN+, população quilombola, pessoas vivendo com HIV, são alguns exemplos de grupos que têm dificuldades de ter acesso aos seus direitos.
E completou: "Essa atividade é fundamental porque visa formar novas lideranças para estarem no movimento da população em situação de rua, reivindicando seus direitos e a efetivação que se dá por meio de políticas públicas".
Segundo a coordenadora-geral do Centro POP, Fabiana Canabarro, a ação ocorreu nas três unidades com momentos de descontração e muito conhecimento. "Recebemos com muita alegria a equipe da Escola Nacional POP Rua, para trazer esse momento de capacitação, tanto para os nossos usuários, quanto para toda a equipe técnica das unidades do Centro, Poço e do Benedito Bentes. É de extremo valor conhecerem seus direitos e necessidade de assegurá-los com articulações entre o poder público e por isso estamos muito contentes com esse trabalho realizado", disse.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h