No Dia do Conselheiro Tutelar, secretário destaca importância dos profissionais para a Assistência Social

Claydson Moura também ressaltou que a Semas está de portas abertas para as demandas dos Conselhos Tutelares

Luiz Felipe Pimentel (estagiário) / Ascom Semas 18/11/2022 às 10:58
No Dia do Conselheiro Tutelar, secretário destaca importância dos profissionais para a Assistência Social
Secretário Claydson Moura ressaltou a importância da aproximação da secretaria com os Conselhos / Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Dia Nacional do Conselheiro Tutelar é comemorado nesta sexta-feira (18). A função foi criada em junho de 1990, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e são esses profissionais que realizam os atendimentos de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos e as direcionam para acolhimento. 

Em referência à data, o secretário Municipal de Assistência Social, Claydson Moura, destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares de Maceió e parabenizou a classe pelos serviços prestados à sociedade e, em especial, às crianças e jovens.  

Claydson Moura, destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares de Maceió e parabeniza essa classe pela data comemorativa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Claydson Moura, destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares de Maceió e parabeniza essa classe pela data comemorativa. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Os conselheiros tutelares executam um trabalho de extrema importância para nossas crianças e adolescentes de Maceió. Parabenizo essa classe de profissionais pelo seu dia e reforço que a Assistência Social está sempre de portas abertas para as demandas do Conselho Tutelar, e essa aproximação tem feito a diferença, a sociedade só tem a ganhar com essa parceria”, destacou o secretário.

Para Zirleide Marta, coordenadora Administrativa dos Conselhos Tutelares, a data é o momento de exaltar e mostrar como é feito e qual a importância do trabalho dos conselheiros tutelares.

“O conselheiro tutelar tem um papel fundamental junto às crianças e os adolescentes, função essa para a qual ele foi eleito pelo povo, para desenvolver a garantia dos direitos e zelar pelos pequenos de Maceió. Dessa forma, é importante destacar e tornar públicas as atribuições e exaltar esta data que celebra o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar”.  

Em Maceió, existem 10 Regiões Administrativas que concentram o trabalho de 50 conselheiros tutelares e abrangem todos os bairros de Maceió. O conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, é um desses profissionais que cuidam das crianças e dos adolescentes de Maceió. Ele ressalta, com felicidade, o trabalho que vem sendo feito na capital.  

conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, é um desses profissionais que cuidam das crianças e dos adolescentes de Maceió. Foto: arquivo pessoal
conselheiro tutelar da Região II, Vinícius Elói, é um desses profissionais que cuidam das crianças e dos adolescentes de Maceió. Foto: arquivo pessoal

“Exercer a função de conselheiro tutelar é algo nobre. Ser escolhido pela comunidade para garantir o direito dos que, por muitas vezes, tem seus direitos violados pela família, Estado e sociedade. A presença de um conselheiro tutelar é extremamente necessária dentro da comunidade para que as crianças e adolescentes possam ter sempre os seus direitos garantidos. Hoje, além de ser um dia alusivo e comemorativo, também é dia de luta para nós, para que a comunidade e o poder público entendam a importância do conselheiro tutelar no Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, concluiu o conselheiro tutelar.

VALORIZAÇÃO

A Prefeitura de Maceió entende a relevância desse trabalho, e garantiu a concessão de auxílio-alimentação, no valor de 25% dos vencimentos brutos dos ocupantes do cargo, oferecendo melhores condições de trabalho para a categoria, que refletirá no atendimento e cumprimento dos direitos da criança e do adolescente na Capital. 

Além disso, dois veículos do modelo Jeep Renegade foram entregues para os Conselhos Tutelares das Regiões Administrativas VII e VIII. Os automóveis foram doados pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e reforçam a nova frota de 10 carros disponíveis para o órgão de proteção aos direitos da criança e do adolescente. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h