Neste 15 de Maio, Dia do Assistente Social completa 61 anos de regulamentação

Semdes possui em seu quadro cerca de 215 assistentes sociais, que atuam em cerca de 50 equipamentos sociais

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semdes 15/05/2023 às 03:24
Neste 15 de Maio, Dia do Assistente Social completa 61 anos de regulamentação
Profissão completa 61 anos de regulamentação. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

No dia 15 de maio de 1962, o Decreto 994/62 regulamentou a profissão de Assistente Social e criou os Conselhos Federal e Regionais, que regimentam as atividades da classe. Desde então, a data celebra o dia desses profissionais de Serviço Social, que lutam por melhores condições de vida dos grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) possui em seu quadro cerca de 215 assistentes sociais, que atuam em cerca de 50 equipamentos públicos. São homens e mulheres que diariamente trabalham em prol do cidadão maceioense.  

Uma das mais experientes assistentes sociais no quadro da Semdes é Marta Aragão, que possui mais de 29 anos de dedicação ao serviço social de Maceió. Ainda hoje, a profissional fala da necessidade de defender a profissão bem como sua regulamentação.  

“Escolhi estudar Serviço Social pela vontade de entender a sociedade capitalista e as injustiças que perpassam a vida dos trabalhadores e encontrar formas de contribuir em mudanças. Há um contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é por isso que é fundamental fazer a defesa das nossas atribuições e competências, como assistentes sociais. O Serviço Social é uma profissão regulamentada necessária para o Brasil. Nossa categoria, em sua maioria, trabalha cotidianamente nas políticas sociais e nos equipamentos públicos”, falou Marta.  

A data também é especial para a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, Mariele Santos. Ela completa 15 anos de exercício da profissão também nesta segunda-feira (15) e conta como a atuação mudou sua forma de ver o mundo.  

“A profissão de Serviço Social me fez enxergar o mundo de uma forma diferente, buscando entender uma realidade que alguns não conseguem enxergar, principalmente quando se lida diretamente com famílias em situações de extrema vulnerabilidade e risco social. Ser assistente social é buscar exercer uma profissão que visa, sobretudo, a valorização da vida e afirmação da cidadania, respeitando a integridade física e moral das pessoas. Lidar diretamente com os usuários é gratificante demais, e quando conseguimos atingir nosso objetivo, pensamos que fizemos a diferença na vida daquela pessoa”, colocou Mariele. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, agradeceu aos assistentes sociais que fazem parte da Semdes, destacando a importância do trabalho desses profissionais.  

“Hoje é dia de agradecer e homenagear os assistentes sociais que fazem parte da equipe da Semdes e toda Prefeitura de Maceió. São profissionais que trabalham com muito amor e dedicação no ato do cuidado com cada pessoa que aparece no seu dia a dia e que levam cidadania aos mais necessitados. Parabéns a todos os assistentes sociais. Vocês são a maior engrenagem e força desta pasta”, disse Fernando Davino.  

O Brasil tem hoje aproximadamente 200 mil assistentes sociais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). E analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura. Orientando as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h