Maceió vai realizar levantamento de pessoas com autismo atendidas pelo Município

Objetivo da ação é conhecer o público e direcioná-lo melhor aos serviços oferecidos pela Prefeitura

Deborah Freire/Ascom Semas 14/09/2022 às 13:18
Maceió vai realizar levantamento de pessoas com autismo atendidas pelo Município
Secretário recebeu representantes de secretarias e instituições que atuam no atendimento ao autista/Foto: Ascom Semas

A Prefeitura de Maceió vai realizar o levantamento de todas as pessoas com Transtorno do Espectro Autista atendidas pelo Município, para que seja possível integrá-las nos serviços prestados pelas secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (14) em reunião do Comitê Gestor Intersetorial da Capacitação Alagoas com o secretário de Assistência Social, Claydson Moura. O encontro definiu três prioridades no atendimento ao autista e a primeira delas é identificar quem são e quantas representam essas pessoas, além de saber onde elas moram e em quais serviços estão inseridas.

O levantamento será feito por meio de um sistema interno de cadastramento, que será preenchido por representantes das três secretarias, já capacitados por meio de um curso finalizado no ano passado. No curso, 156 servidores receberam orientações sobre como identificar e tratar o Transtorno do Espectro Autista, além de formas de encaminhamento do usuário e da família para a rede de atendimento.

Atualmente, o Município possui em torno de 900 alunos autistas na rede municipal de ensino, identificados pela Secretaria de Educação. Na Assistência Social são cerca de 800 carteiras do autista confeccionadas, mas muito poucos estão inseridos no Benefício de Prestação Continuada, segundo dados do INSS.

Com os dados próprios do Município, será possível fazer uma melhor identificação e atendimento deste público.

“O autismo hoje é uma realidade e as pessoas precisam ser diagnosticadas e acolhidas, e quem convive com elas precisa entender o que está acontecendo. Por isso, o serviço público tem sim que dar esse passo para entender melhor e acolher melhor. A Assistência Social, a Saúde e a Educação, junto à Pestalozzi e à Câmara de Vereadores, já começaram uma força-tarefa de integração, para que as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista tenham cada vez mais qualidade de vida”, destacou o secretário de Assistência Social, Claydson Moura.

Reunião definiu prioridades no atendimento à pessoa com autismo. Foto: Ascom Semas
Reunião definiu prioridades no atendimento à pessoa com autismo. Foto: Ascom Semas

A segunda prioridade definida na reunião é implementar a rede de assistência ao autista em dez áreas de Maceió, onde estão localizadas 10 escolas, e próximas a elas, 10 unidades de saúde e 10 unidades de assistência social, para criar pontos de referência para o atendimento inicial às famílias.

E a terceira é dar continuidade ao projeto de capacitação do Município. “Iniciamos o curso ano passado, e de lá saiu o Plano Municipal da Pessoa com TEA, onde vimos a necessidade de as crianças serem atendidas de forma integrada pelo Município. Precisamos conhecer as pessoas com autismo e integrar os três setores para que favoreçam as políticas públicas. Precisamos capacitar os serviços de assistência e, principalmente, os postos que fazem o primeiro contato com a família. Às vezes as crianças demoram muito para chegar ao serviço especializado, dificultando o processo de diagnóstico”, explicou a representante da Pestalozzi, Valéria Santos.

Para a representante da Assistência Social no Comitê, Emyr Oliveira, a capacitação dos servidores vai mudar a realidade do atendimento porque vai acelerar o processo de diagnóstico do autismo.

“Nós, que não somos da Saúde, não vamos tratar, mas identificando, o servidor já consegue fazer um alerta para a família e direcionar para o tratamento”, afirma.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h