Maceió recebe Aula Magna sobre Emergências e Calamidades no Sistema Único de Assistência Social

Evento faz parte de uma ação estratégica de educação permanente na construção de conteúdos e saberes para o SUAS

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 25/05/2022 às 14:30
Maceió recebe Aula Magna  sobre Emergências e Calamidades no Sistema Único de Assistência Social
Iniciativa tem parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Maceió recebeu nesta quarta-feira (25), a 3° Aula Magna sobre 'Emergências e Calamidades no SUAS'. O evento faz parte de uma ação estratégica de educação permanente na construção de conteúdos e saberes para o Sistema Único de Assistência Social (Saberes SUAS), e ocorreu na Escola de Governo de Alagoas, no Centro.

A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.

Serão ofertados dois cursos com carga horaria de 100 e de 120 horas cada. Assim, um total de 9 mil vagas serão disponibilizadas, sendo 4.500 destinadas para trabalhadores em funções de nível superior e 4.500 para trabalhadores em funções de nível médio.

A coordenadora geral de Gestão de Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Annie Kettly Neves Pedrosa, ressaltou mais objetivos da ação e a realização da capacitação em Alagoas.

"É um imenso prazer estar realizando este evento aqui no estado de Alagoas. O objetivo dessa ação estratégica é compartilhar as ações e a parceria entre a Secretaria Nacional de Assistência Social e a Universidade Federal de Santa Catarina. Alagoas está entre os 10 estados que conseguiram executar, na sua totalidade, o programa Capacita SUAS. Aproveitem, pois esses cursos foram pensados para vocês", enfatizou Annie Kettly.

O secretário adjunto de Assistência Social de Maceió, Moacir Teófilo, também esteve presente na cerimônia de abertura e enfatizou a importância dos cursos e do trabalho de integração entre os equipamentos sociais.

Secretário adjunto de Assistência Social de Maceió, Moacir Teófilo, pontuou integração entre as esferas de governo. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Secretário adjunto de Assistência Social de Maceió, Moacir Teófilo, pontuou integração entre as esferas de governo. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

"Esse é um momento que os equipamentos de assistência social são tão exigidos, no pós-pandemia e com as fortes chuvas. Então, este instante de integração entre os planos nacionais, estaduais e municipais tem grande importância pois se revertem em serviços para a população. Esses cursos que estão sendo ofertados, é um trabalho do Ministério da Cidadania, para qualificar e valorizar o servidor da Assistência Social" destacou Moacir.

Representantes da Assistência Social de Maceió que participaram do evento. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Representantes da Assistência Social de Maceió que participaram do evento. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

 A secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Manuella Farias, falou da honra em receber este evento em Alagoas.

"É uma honra receber esse evento que é tão importante para a Assistência Social, aqui em nosso estado. Nós estamos muito felizes de sediar e saber que fomos escolhidos, aqui no Nordeste, para esse feito. Espero que os presentes, aqui hoje, aproveitem ao máximo esse momento de compartilhar conhecimento e cresçamos junto como Assistência Social", declarou a secretária.

Para mais informações sobre o evento e as vagas ofertados aos servidores do SUAS, pode entrar no Blog da Rede SUAS no endereço: http://blog.mds.gov.br/redesuas/ ou no portal SUAS https://fbsuas-snas.ufsc.br/inscricao/index.html.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h