Maceió promove simpósio de direitos humanos

Redação 10/12/2021 às 16:05
Maceió promove simpósio de direitos humanos

Evento marcou os 73 anos da declaração Universal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal Assistência Social (Semas) realizou o ‘I Simpósio de Direitos Humanos: conquistas e violações’. O encontro aconteceu na última sexta-feira (10) e reuniu os conselheiros municipais para apresentar as pautas relacionadas às suas pastas. Os debates giraram em torno do direito a pessoa idosa, a população LGBTQIA+, a pessoa com deficiência, à mulher, a criança e ao adolescente.

O vice prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, participou do encontro e deixou claro o dever que a gestão tem na garantia de direitos ao seu povo. Na ocasião, Lessa assegurou que o município está empenhado na construção de políticas públicas para as minorias.

“Nós temos a preocupação de olhar para o nosso povo como sujeito de direitos. Eu faço questão de acompanhar de perto esses debates para construirmos juntos uma cidade melhor, uma cidade de todos nós”.

Para a presidente do Conselho Municipal do Direito a Pessoa Idosa, Djane Pacheco, esses momentos são essenciais para a construção da cidadania. Ela considera que apesar do retrocesso em nível nacional, os debates fortalecem as instâncias locais ajudam a reconstruir e consolidar os direitos.

“A dignidade humana precisa ser assegurada pelo poder público. O aumento da longevidade social é fruto de políticas públicas, mas precisamos avançar para termos um envelhecimento saudável em todas as classes sociais, pois a velhice tende a atravessar todos os seres humanos e precisamos diminuir as desigualdades entre os idosos ricos e os idosos pobres”, explanou a presidenta, ao lembrar que -segundo pesquisas- em 2030 o Brasil poderá ser o 5º país com mais idosos no mundo.

Os temas abordados foram: Direito da pessoa idosa: envelhecimento saudável e inclusivo, com Djane Pacheco – presidenta do Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Gênero e diversidade sexual: equívocos, violações e avanços, com Roberto da Silva – presidente do Conselho Municipal LGBTQIA+; Questões étnicas-raciais: violações e políticas públicas de inclusão social, com Luila de Paula – jornalista especialista em direitos humanos e diversidade; Direito a pessoa com deficiência: os desafios de uma sociedade não preparada, com Ana Tiburtino – vice presidenta do CODIM; Os direitos da mulher: desafios, violações e conquistas, com Ana Paula Mendes – coordenadora do Gabinete Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; Direitos da criança e do adolescente: violações e conquistas, com Carlos Soriano – médico pediatra.

André Aguiar / Secom Maceió

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h