Maceió atualizou os dados do CadÚnico de mais de 48 mil famílias maceioenses
São mais de 380 mil pessoas cadastradas na principal ferramenta do Governo Federal
A Prefeitura de Maceió atualizou os dados do Cadastro Único (CadÚnico) de cerca de 48 mil famílias no ano de 2022. São mais de 380 mil pessoas cadastradas na principal ferramenta do Governo Federal para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas socioassistenciais.
Os dados são referentes as atualizações e cadastros realizados até o mês de setembro e são compartilhados publicamente através do sistema de Consulta, Seleção e Extração de Informações do CadÚnico (CECAD), que é alimentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC)
O Cadastro Único é usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, Programa Minha Casa Minha Vida/Minha Casa Verde Amarela, entre outros.
Em Maceió, os usuários não precisam mais se deslocar para as unidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para realizar o agendamento. Agora, os cidadãos só precisam acessar o site, escolher o serviço e o local de atendimento.
Durante o período de atualizações cadastrais, a Sede do Cadastro Único localizada na Avenida Menino Marcelo, no bairro da Serraria, recebeu novos equipamentos e um reforço na equipe, que agora conta com mais 50 digitadores, distribuídos entre os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a sede.
Karina Alice, de 27 anos, é uma das novas digitadoras da sede do CadÚnico. Há cerca de 15 dias ela faz parte da equipe que realiza os atendimentos aos cidadãos maceioenses no equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A jovem diz que é uma experiência diferente atender pessoas em seu dia-a-dia.
“Comecei atender faz pouco menos de um mês, e é uma experiência diferente poder ajudar a população a realizar os atendimentos de atualização ou cadastro. Está sendo muito legal poder fazer parte disso e, querendo ou não, é um aprendizado para minha vida”, disse Karina.
Além disso, o equipamento funcionou em horário ampliado, de segunda-feira à sábado, das 8h às 16h. Assim como os serviços do CadÚnico nos Cras, dando maiores opções para os usuários realizarem os serviços necessários. O coordenador do CadÚnico de Maceió, Diogo Santos, destacou o reforço nos horários e na equipe como peças importantes para a melhoria do atendimento.
“Essas ações alavancaram a estruturação da rede de atendimento do Cadastro Único de Maceió. A chegada da infraestrutura, lançamento do site de agendamento e aumento da equipe proporcionou uma grande melhoria no serviço que se tornou de mais qualidade para os usuários. Assim, a gestão trabalhou arduamente para que todos os prazos fossem cumpridos e que nenhum usuário fosse prejudicado”, salientou o coordenador.
O ônibus do Cadastro Único também viajou em Maceió e promoveu mutirões em bairros como o Vergel do Lago, Clima Bom, Benedito Bentes e no Prado, atendendo 3 mil maceioenses. Já na Casa de Raquines, no Jaraguá, a coordenação do CadÚnico também levou os serviços para os mais de 300 assistidos pela instituição conveniada à Prefeitura.
Todas essas ações serviram para zerar a fila de cadastros físicos do Cadastro Único (CadÚnico). Agora, todo processo é on-line e a população que se cadastrar terá seus dados automaticamente inseridos no sistema do Governo Federal e no prazo de até 48h já terá seu Número de Identificação Social (NIS) disponível.
O secretário Municipal de Assistência Social, Claydson Moura, falou do empenho em disponibilizar esse serviço para a população mais necessitada e que precisa dos benefícios que só podem ser adquiridos através do CadÚnico.
“Muitas dessas pessoas, que procuraram os serviços para atualizar ou fazer um novo cadastro, no CadÚnico, são as que necessitam do Auxílio Brasil. Para eles, esse benefício é o que vai suprir algumas necessidades básicas dentro de casa. Por isso, a gente não poderia deixar uma parcela tão grande da população sem esse atendimento”, colocou Mourinha.
Uma das beneficiárias do serviço do Cadastro Único é a Maria Cícera, de 58 anos. Ela é moradora do bairro do Benedito Bentes e atualizou os dados cadastrais do CadÚnico no último mês de novembro.
“O atendimento foi muito bom, o rapaz que me atendeu foi muito prestativo e me ajudou a organizar os documentos. Fui atendida no Cras Cidade Sorriso, e lá consegui atualizar meus dados e já peguei o NIS novo do meu neto e vi a possibilidade da inclusão no CRIA. E o Auxílio-Brasil é importante para mim também, pois eu não tenho renda e ele ajuda no dia-a-dia”, falou dona de casa.
Consulta
Os usuários podem verificar se os dados estão desatualizados através do aplicativo do Cadastro Único ou na versão web. Em Maceió, cerca de 178.897 famílias estão cadastradas no CadÚnico.
A população também tem à disposição, o telefone da sede do Cadastro Único Maceió (82) 3312-5924 ou ainda pode ir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de seu domicílio, das 7h às 16h.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
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CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h