Integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT são empossados
Sociedade civil e poder público vão trabalhar juntos para formular e propor diretrizes de políticas públicas para a população LGBT
Os integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT de Maceió tomaram posse nesta quarta-feira(31). Agora empossados, os representantes da sociedade civil e do poder público vão trabalhar juntos para formular e propor diretrizes de políticas públicas, em âmbito municipal, voltadas para defesa dos direitos LGBT, no biênio 2022 -2024.
Foram empossadas para representar a sociedade civil: ArtGay (Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e homens trans em Alagoas), Associação LGBT Arco-Íris, Associação Mães da Resistência; Vida (Centro de Cidadania e Direitos Humanos), Rede Gay do Brasil, CODEBENTES (Conselho Comunitário de Desenvolvimento Social do Bairro Benedito Bentes) e a Rede Trans do Brasil.
Edsângela Palmeira, da Ong Mães da Resistência Alagoas, destacou a importância de ser membro do conselho.
“Como mãe de um jovem gay, sei o quanto ele tem medo da discriminação e da violência. O conselho será um espaço para discutirmos e buscarmos leis e políticas públicas que sejam colocadas em prática e garantam os direitos da população LGBT+ “, revelou a representante da sociedade civil.
Para o poder público, foram escolhidos representantes das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), Educação (Semed), Saúde (SMS), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Turismo Esporte e Lazer (Semtel), e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, esteve presente e pontuou como será a relação da Semas com o Conselho LGBT a partir de agora.
“A Assistência Social é uma secretaria de garantia de direitos. Temos que ter compromisso com quem mais precisa. Iremos construir pautas a cada 60 dias com vocês. As ações terão começo, meio e fim, e entregaremos o que foi prometido. As portas estão abertas para todos do conselho. Sejam bem-vindos”, enfatizou Mourinha.
O membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Arcelio Fortes, explicou como a comissão pode ajudar e apoiar a população LGBT+.
“Temos um espaço aberto para o diálogo e para receber denúncias visando garantir os direitos da população LGBT+ e resolver todas as questões necessárias. Além de ser um espaço de acolhimento para defender essa população”, frisou.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h