Integrantes do Conselho de Assistência Social de Maceió tomam posse

Empossados são representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil

Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes 26/02/2025 às 14:07
Integrantes do Conselho de Assistência Social de Maceió tomam posse
Integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social durante a posse. Foto: Beto Macário/ Secom Maceió

Tomaram posse, nesta quarta-feira (26), os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió (CMAS), em solenidade no auditório da Prefeitura, em Jaraguá.

Entre os representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil, foram empossados 31 conselheiros, que vão atuar no biênio 2025/ 2026.

O colegiado é o responsável pelo controle social da Política de Assistência Social, no acompanhamento e na fiscalização da Política Municipal de Assistência Social, contribuindo com a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, o fortalecimento da Assistência Social em Maceió vem com a posse dos novos membros do Conselho. "Eles fazem a aprovação das contas do Município relativas ao que será aplicado na pasta, aprovam o planejamento de onde serão utilizados os recursos e as áreas que serão priorizadas. Que os novos membros atuem cumprindo seu dever de fiscalizar, orientar, e avaliar a política de Assistência Social no Município, sempre pensando naqueles que mais precisam", destacou.

A conselheira Jéssica Ribeiro, representante da Associação Beneficente Santa Lúcia, ressaltou a importância do trabalho dos conselheiros. "Através do Conselho, a gente consegue ver as instituições que estão fazendo um trabalho sério. Também temos a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre o terceiro setor. É muito gratificante fazer parte desse Conselho e poder contribuir para a efetivação da política de Assistência Social", disse.

CMAS

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Maceió, foi instituído pela Lei Municipal N° 4.485, de 26 de fevereiro de 1996, e pela Lei Municipal Nº 4.501, de 18 de abril de 1996, sendo um órgão de natureza deliberativa e caráter permanente com composição paritária entre representantes do Poder Executivo Municipal e de organizações da Sociedade Civil, exercendo competências normativas e fiscalizadoras dos serviços, programas, projetos e ações da política de Assistência Social, no âmbito do território de Maceió, tendo seu funcionamento regulado por regimento interno.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h