Idosas participam de oficina de artigos natalinos

Redação 08/11/2021 às 11:05
Idosas participam de oficina de artigos natalinos

Ação faz parte das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Área Lagunar

O grupo de idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Área Lagunar iniciou, na quarta-feira (3), as oficinas de confecção de artigos natalinos. A atividade faz parte do calendário de ações que serão executadas pelo equipamento da Assistência Social durante o mês de novembro e visa ainda educar as participantes sobre a reciclagem de materiais, já que todos os produtos das oficinas serão construídos com material que pode ser reutilizado e transformado em peças decorativas.

A pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina Lima, ressaltou a importância de promover a integração das participantes às atividades presenciais. Ela lembrou ainda que as oficinas orientam às idosas sobre a utilização de materiais recicláveis para ornamentar ambientes no período natalino.

“O artesanato é como uma terapia ocupacional e é uma maneira eficiente de estimular a memória, desenvolver habilidades, concentração e criatividade. Essas oficinas colaboram com o desenvolvimento da coordenação motora, elemento este fundamental à saúde. Por meio de itens recicláveis, como CD’s e garrafas PET, nossas usuárias produziram artigos natalinos”, destacou a pedagoga.

A educadora Social, Maria das Graças da Silva Santos, participou da oficina junto aos técnicos do Serviço de Convivência. Ela explicou como a atividade estimula a participação das idosas na elaboração das peças decorativas. “Na pandemia todas elas ficaram ansiosas para a retomada das atividades presenciais, já que poucas sabem navegar na internet e manusear um smartphone. Muitas se sentiam tristes em casa, porque não tinham com quem conversar. Por isso teve um momento da oficina em que foi trabalhada a integração do grupo”, contou.

Com a aproximação das festas de fim de ano, a oficina estimulou a socialização e a promoção de atividades manuais com a construção de produtos que podem ser vendidos e utilizados como decoração natalina. A educadora social enfatizou que as participantes da oficina ficaram empenhadas e muito animadas com a elaboração das peças.

“A presença de cada usuária é valiosa por vermos a criação e efetivação real de vínculos sociais. O início das oficinas artesanais abriu um leque para outras produções temáticas. Como prova do comprometimento, o nosso grupo de idosas está continuamente trazendo opiniões e novos objetos de produção. Como estamos no período natalino, cada participante está trabalhando nos enfeites e levando para decorar suas casas”, destacou Maria das Graças.


Cícero Rogério e Iara Alencar (estagiária) / Ascom Semas

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h