Gestor de cidade sergipana visita Maceió para conhecer projeto da Semdes

O secretário da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas) de Nossa Senhora do Socorro (SE), Gleidson Oliveira, veio conhecer o serviço de acolhimento desenvolvido com êxito em Maceió

Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes 20/03/2025 às 11:45
Gestor de cidade sergipana visita Maceió para conhecer projeto da Semdes
Secretário Fernando Davino recebeu representantes da Secretaria de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro em Sergipe. Foto: Ascom Semdes

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Fernando Davino, recebeu nesta quinta-feira(20), o secretário municipal da Família, da Inclusão e da Assistência Social (Semfas) de Nossa Senhora do Socorro em Sergipe, Gleidson Oliveira. A comitiva veio conhecer a experiência exitosa do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora em Maceió.

Segundo o secretário da Semdes, o Família Acolhedora é um programa  que foi implantado pela Prefeitura Municipal de Maceió, em novembro de 2024. “Estamos no processo de habilitação de famílias para que essas crianças tenham o seu desenvolvimento respeitado e adequado. Ficamos felizes em receber essa equipe de Sergipe para mostrar como foi a implantação desse serviço no município”, disse Fernando Davino. 

A coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Lidiane Guedes,  falou da importância dessa visita técnica. “Ficamos muito lisonjeados com essa solicitação de visita e imersão no nosso serviço.  E conversando um pouco com a equipe da Semfas, nos falaram que já estamos referência em termos de Nordeste na implantação do Serviço em família Acolhedora. Então, para nós, enquanto Semdes, isso é um reconhecimento pelo trabalho, pelo esforço de toda a gestão para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Gleidson Oliveira, falou porque o munícipio de Maceió foi o escolhido para visita técnica. "Nós fizemos uma pesquisa sobre o Família Acolhedora para descobrir qual prefeitura já estava desenvolvendo esse trabalho e que fosse um case de sucesso, e nós observamos que Maceió já estava muito à frente disso. Então, nós solicitamos aqui essa visita para que a gente pudesse conhecer de perto, conhecer mais a fundo, na prática, como está sendo executado aqui, e levarmos esse serviço que é tão importante para Nossa Senhora de Socorro", pontuou.

A visita técnica acontece até esta sexta-feira(21), na sede do Serviço em Família Acolhedora em Mangabeiras.

Visita técnica acontece até amanhã (21), na sede do Serviço em Mangabeiras. Foto: Ascom Semdes
Visita técnica acontece até amanhã (21), na sede do Serviço em Mangabeiras. Foto: Ascom Semdes

Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

A Família Acolhedora recebe e cuida na sua casa de uma criança ou adolescente no momento em que ela mais precisa. Diferente da adoção, o acolhimento é temporário, por até 18 meses. A criança ou adolescente é acolhido até que ele possa ser reintegrado à família de origem ou encaminhado para adoção. Mas, antes do acolhimento acontecer, as pessoas que acolhem passam por formação com profissionais para entender mais sobre essa função.

Com auxílio financeiro, suporte de uma equipe profissional e apoio de toda uma rede, a família acolhedora nunca está sozinha durante essa guarda provisória em que assume todas as responsabilidades e os cuidados de uma família: cuidar da saúde, educação, vida em comunidade e convivência familiar da criança ou adolescente.

Para mais informações, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora está funcionando, na Sala 104 do Empresarial Norcon, localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 2789, Mangabeiras, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O  e-mail [email protected] também está disponível para mais informações.

.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h