Gestantes atendidas pela Assistência e Saúde têm dia especial no Cras Dom Adelmo

Futuras mamães receberam pintura na barriga e posaram para fotos, após aprenderem mais sobre maternidade e amamentação

Deborah Freire/Ascom Semas 31/08/2022 às 16:39
Gestantes atendidas pela Assistência e Saúde têm dia especial no Cras Dom Adelmo
Pintura gestacional foi um dos momentos com as grávidas no Cras. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Nayana Manuele está na 26ª semana de gestação à espera da filha, Luna. Desde o início da gravidez ela realiza o pré-natal na Unidade de Saúde Durval Cortez, no bairro Prado, e sempre que pode participa das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, que fica bem pertinho do posto de saúde.

Hoje, não poderia ser diferente. Ela fez questão de participar do encerramento das atividades do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, e compareceu ao encontro de gestantes realizado pelo Cras em parceria com a Unidade de Saúde e as profissionais residentes da Uncisal.

O momento contou com oficina de shantala, para as futuras mães aprenderem a fazer a massagem relaxante nos bebês, pintura gestacional, ensaio fotográfico e sorteio de cestas básicas.

A primeira a tirar as fotos foi Nayana, que é presença garantida nos encontros. “Sempre quando tem esse tipo de ação eu venho, me sinto acolhida, é uma distração. Como não tive tudo isso na minha primeira gestação, foi perfeito”, comemora.

Coordenadora do Cras, Djane Pacheco, explicou que evento foi a finalização do Agosto Dourado. Foto Alisson Frazão/Secom Maceió
Coordenadora do Cras, Djane Pacheco, explicou que evento foi a finalização do Agosto Dourado. Foto Alisson Frazão/Secom Maceió

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, explica que durante todo o mês foram desenvolvidas ações voltadas às gestantes. As atividades são realizadas no mesmo dia em que elas comparecem ao pré-natal na unidade Durval Cortez, mas também foram convidadas mulheres da comunidade para que conheçam os programas do Município que atendem o público e para confraternizar com as outras mães.

“A equipe multiprofissional da Uncisal teve a ideia desse momento e, além das atividades, passamos informações sobre os diversos serviços que o Cras oferta, além das novidades lançadas para gestantes, mães e crianças, como o programa leite e massa e o Cria. Em seguida, a equipe da Uncisal falou sobre aleitamento materno, cuidados na gestação e na primeira infância, o uso da shantala e a pintura gestacional”, contou.

Marília Gabriela, fonoaudióloga e residente em Saúde da Família, uma das organizadoras do evento, afirmou que hoje foi um dia de autocuidado, para levar mais conforto às gestantes, além de dar orientações e tirar dúvidas.

“No momento da gestação, a gente sabe que às vezes elas enfrentam algumas dificuldades, por isso fizemos esse acolhimento, demos também orientações, falamos sobre os mitos e benefícios da amamentação. A ideia foi trazer a interdisciplinaridade, unindo essas duas forças, que são a unidade de saúde e o Cras, para levar atendimento a essas mulheres”.

Com 11 semanas de gestação, Beatriz da Silva, à espera do nascimento de Bianca, diz que foi a primeira vez que participou de um encontro no Cras. Ela teve a companhia do marido, Osvaldo Cavalcante, que aproveitou para participar do ensaio fotográfico.

“Eu amei a sessão”, expressou. “Eu sempre acompanho, estou sempre presente para saber e dividir as atribuições”, completou o pai.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h