Formação sobre povos indígenas Warao reúne profissionais da Assistência Social
Evento aconteceu no Fundo de Amparo ao Morador, no bairro Antares, reunindo cerca de 50 pessoas

Na manhã desta quinta-feira (10), profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) participaram da Oficina de Formação Sobre Povos Indígenas Warao. A ação aconteceu no auditório do Fundo de Amparo ao Morador, no Antares, e reuniu cerca de 50 pessoas.
O evento teve como objetivo realizar a capacitação e o desenvolvimento de habilidades para um atendimento culturalmente sensível e respeitoso, considerando as especificidades dos povos indígenas Warao e os desafios do acolhimento institucional.
A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, falou sobre a importância da qualificação nos serviços potencializando os atendimentos e aproximação dos equipamentos aos migrantes.
"O entendimento no processo de atendimento é mais respeitoso com o cuidado cultural, com o processo de escuta adequada. Assim, iremos atendê-los da melhor maneira, através de uma formação com essa especificidade", explicou.
A programação contou com uma palestra da cientista política da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Clarissa Calazans, que abordou os desafios dos serviços, aplicação de leis, introdução à ONU e abertura para debates com os profissionais sobre a execução do serviço.
"A migração é uma condição, mas a gente vai entender que esse marco é internacional, nacional também. Com essa capacitação, Iremos entender como as legislações foram se construindo, suas aplicações e individualidades", disse Clarisse.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h