Força tarefa: Assistência Social combate trabalho infantil na capital

Ação vai contar com a participação de órgãos públicos

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 18/01/2023 às 13:30
Força tarefa: Assistência Social combate trabalho infantil na capital
Conselheiros Tutelares de Maceió vão aturar na força tarefa. Foto: Ascom/Semas

A erradicação do trabalho infantil é uma das metas da Prefeitura de Maceió. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai promover uma força tarefa com os Conselhos Tutelares das 10 regiões da capital para coibir esta prática.  

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.   

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, destacou os perigos que as crianças passam ao estarem nas ruas e quais órgãos públicos atuarão para acabar com esta prática.  

“Sabemos que muitas vezes, pessoas levam as crianças para as ruas, expondo-as ao sol, à violência, à fome e ao cansaço físico. Então nós vamos promover essa grande força tarefa em conjunto com os Conselhos Tutelares, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e os demais órgãos de justiça, para acabarmos com essa prática”, reforçou o secretário. 

O conselheiro tutelar da Região Dois, Vinícius Elói, ressalta a obrigação das entidades públicas na garantia dos direitos da criança e do adolescente e enfatiza, que com esta ação, Maceió vai garantir os direitos de crianças e adolescentes.

"O Estatuto fala da obrigação do estado na atuação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Com essa ação, o Município mostra que as crianças e adolescentes não devem ser objeto de exploração ou comercialização, e sim cidadãos de direitos, e estaremos agindo para garantir esses direitos", reforça o conselheiro.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Assistência Social de Maceió já vem promovendo ações de combate ao trabalho infantil, na alta temporada do turismo capital, distribuindo materiais informativos e conversando com comerciantes locais.  

Além disso, a Semas trabalha para que os jovens tenham oportunidades no mercado de trabalho da forma correta. São mais 140 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que através da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) participam, semanalmente, de oficinas, que contribuem na qualificação dos adolescentes, na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), no Tabuleiro do Martins. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h