Força tarefa: Assistência Social combate trabalho infantil na capital
Ação vai contar com a participação de órgãos públicos
A erradicação do trabalho infantil é uma das metas da Prefeitura de Maceió. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) vai promover uma força tarefa com os Conselhos Tutelares das 10 regiões da capital para coibir esta prática.
De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, o conceito de trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional.
O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, destacou os perigos que as crianças passam ao estarem nas ruas e quais órgãos públicos atuarão para acabar com esta prática.
“Sabemos que muitas vezes, pessoas levam as crianças para as ruas, expondo-as ao sol, à violência, à fome e ao cansaço físico. Então nós vamos promover essa grande força tarefa em conjunto com os Conselhos Tutelares, Guarda Municipal, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e os demais órgãos de justiça, para acabarmos com essa prática”, reforçou o secretário.
O conselheiro tutelar da Região Dois, Vinícius Elói, ressalta a obrigação das entidades públicas na garantia dos direitos da criança e do adolescente e enfatiza, que com esta ação, Maceió vai garantir os direitos de crianças e adolescentes.
"O Estatuto fala da obrigação do estado na atuação da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Com essa ação, o Município mostra que as crianças e adolescentes não devem ser objeto de exploração ou comercialização, e sim cidadãos de direitos, e estaremos agindo para garantir esses direitos", reforça o conselheiro.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Assistência Social de Maceió já vem promovendo ações de combate ao trabalho infantil, na alta temporada do turismo capital, distribuindo materiais informativos e conversando com comerciantes locais.
Além disso, a Semas trabalha para que os jovens tenham oportunidades no mercado de trabalho da forma correta. São mais 140 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que através da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) participam, semanalmente, de oficinas, que contribuem na qualificação dos adolescentes, na Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), no Tabuleiro do Martins.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h