Famílias que solicitaram Carteira do Autista devem entrar em contato com a Assistência Social
Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para o (82) 3312-5911, das 8h às 13h
As famílias que solicitaram no ano passado a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro Poço, devem entrar em contato com a Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da secretaria para receber o documento.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinicius, a coordenação está tentando entrar em contato telefônico com algumas famílias, mas não está conseguindo falar com os responsáveis.
“Por isso, é importante que as famílias entrem em contato com a secretaria, para verificarmos se as informações no documento estão corretas e a família venha receber o documento”, explicou o coordenador.
A Carteira de Identificação do Autista de Maceió é um documento que garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.
O professor, Thiago Caldas, de 35 anos, recebeu a carteira. Ele falou dos benefícios que o documento traz para a sua vida.
“A Carteira de Identificação do Autista é um documento que vai me trazer acessibilidade social. Já passei por situações de constrangimento, em que não me aceitaram no caixa com fila de espera especial. Em muitos casos tive que apresentar o laudo médico. Mas agora, com o documento, vai facilitar a minha identificação, por que a gente pode carregar no bolso ou na carteira”, disse Thiago.
Marcelo Antônio, pai do Fillype Alves, de 13 anos, recebeu a carteira de identificação do filho.
“Esse documento vai facilitar bastante a nossa vida, porque vai garantir os direitos do meu filho, principalmente quando precisarmos de atendimento em locais com filas, em estacionamentos e de outros serviços. Com a carteira podemos comprovar que temos direito à prioridade de atendimento”, disse o pai do adolescente.
A entrega da Carteira de Identificação do Autista está acontecendo de segunda a sexta-feira na sede da Semas, que fica localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço.
Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para o (82) 3312-5911, das 8h às 13h.
Serviço
Solicitação da carteira
A solicitação das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió pode ser feita nas instituições que atendem a esse público e na sede da Semas, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 13h. Telefone: (82) 3312-5911.
Documentos necessários
RG e CPF dos pais do usuário
RG e CPF do usuário
Comprovante de residência
Certidão de Nascimento do usuário
Duas fotos 3x4
Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista
Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)
Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)
Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h