Famílias que solicitaram Carteira do Autista devem entrar em contato com a Assistência Social

Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para o  (82) 3312-5911, das 8h às 13h

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 09/02/2022 às 17:00
Famílias que solicitaram Carteira do Autista devem entrar em contato com a Assistência Social
Documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e particulares. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

As famílias que solicitaram no ano passado a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no bairro Poço,  devem entrar em contato com a Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência da secretaria para receber o documento.

Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Vinicius, a coordenação está tentando entrar em contato telefônico com algumas famílias, mas não está conseguindo falar com os responsáveis.

“Por isso, é importante que as famílias entrem em contato com a secretaria, para verificarmos se as informações no documento estão corretas e a família venha receber o documento”, explicou o coordenador.

A Carteira de Identificação do Autista de Maceió é um documento que garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados.

O professor, Thiago Caldas, de 35 anos, recebeu a carteira. Ele falou dos benefícios que o documento traz para a sua vida.

“A  Carteira de Identificação do Autista é um documento que vai me trazer acessibilidade social. Já passei por situações de constrangimento, em que não me aceitaram no caixa com fila de espera especial. Em muitos casos tive que apresentar o laudo médico. Mas agora, com o documento, vai facilitar a minha identificação, por que a gente pode carregar no bolso ou na carteira”, disse Thiago.

Professor, Thiago Caldas, recebeu o seu documento. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas
Professor, Thiago Caldas, recebeu o seu documento. Foto: Vanessa Napoleão/Ascom Semas

Marcelo Antônio,  pai do Fillype Alves, de 13 anos,  recebeu a carteira de identificação do filho.

“Esse documento vai facilitar bastante a nossa vida, porque vai garantir os direitos do meu filho, principalmente quando precisarmos de atendimento em locais com filas, em estacionamentos e de outros serviços. Com a carteira podemos comprovar que temos direito à prioridade de atendimento”, disse o pai do adolescente.

A entrega da Carteira de Identificação do Autista está acontecendo de segunda a sexta-feira na sede da Semas, que fica localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço.

Para confirmar se o documento está pronto, os usuários devem ligar para o  (82) 3312-5911, das 8h às 13h.

Serviço         

Solicitação da carteira

A solicitação das Carteiras de Identificação do Autista de Maceió pode ser feita nas instituições que atendem a esse público e na sede da Semas, que fica na Avenida Comendador Leão, 1383, no bairro Poço, das 8h às 13h. Telefone: (82) 3312-5911.

Documentos necessários

RG e CPF dos pais do usuário

RG e CPF do usuário

Comprovante de residência

Certidão de Nascimento do usuário

Duas fotos 3x4

Relatório Médico ou Atestado Médico (contendo o CID) que identifique o Transtorno do Espectro Autista

Encaminhamento da instituição ao qual está vinculado (se houver vínculo)

Termo de Responsabilidade, assinado na Semas, pelo responsável do usuário (não estando vinculado a nenhuma instituição)

Requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h