Evento em alusão ao Dia do Assistente Social discute políticas de fortalecimento dos serviços

Ação ocorreu no auditório do Lar São Domingos, comemorando a data com conhecimento e celebração

Matheus Silvino (estagiário)/ Ascom Semdes 17/05/2024 às 17:45
Evento em alusão ao Dia do Assistente Social discute políticas de fortalecimento dos serviços
Ação celebra Dia do Assistente Social. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes

Na tarde desta sexta-feira (17), profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) participaram de um evento em alusão ao Dia do Assistente Social, que foi comemorado nesta semana.

O evento ocorreu no auditório do Lar São Domingos, reunindo mais de 100 servidores em uma tarde de conhecimento e reflexão sobre os desafios da atuação profissional.

A abertura contou com uma apresentação musical em clima de celebração desta data importante. Além disso, foi realizado um sorteio de vários brindes para os servidores.

Emocionado, o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, destacou a importância da profissão na sociedade. “É um misto de emoções celebrar a data de uma profissão tão linda, delicada e importante para a manutenção e aplicação de políticas públicas para a sociedade. O serviço social é imprescindível na vida das pessoas, em especial as mais vulneráveis”, ressaltou.

Homenagem

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem de todos os colabores da Semdes para a servidora Emy Oliveira, que de uma maneira precoce, encerrou sua jornada na Terra deixando saudade e boas lembranças de todos os profissionais e usuários que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

Emy Oliveira é referência na Assistência Social de Maceió. Foto: Cortesia
Emy Oliveira é referência na Assistência Social de Maceió. Foto: Cortesia

Emy era uma assistente social bastante atuante e referência na Secretaria de Desenvolvimento Social, deixando um legado de amor à profissão e às pessoas. Ela participou de ações no município de grande impacto para a população, como na época do afundamento de solo dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bom Parto, atendimento a famílias em vulnerabilidade durante a COVID-19, atendimento ao grupo étnico indígena Warao, da Venezuela, e em outras situações emergenciais. Sua alegria, seu sorriso, e sua vontade de fazer o bem ao próximo farão muita falta na Assistência Social de Maceió.

A palestante da tarde, professora-doutora Margarida da Silva, falou sobre as características de um assistente social e destacou Emy como exemplo.

Homenagem aos assistentes sociais da Semdes. Fotos: Clara Vieira/ Ascom Semdes
Homenagem aos assistentes sociais da Semdes. Fotos: Clara Vieira/ Ascom Semdes

“A grande maioria dos participantes foram meus alunos na Universidade Federal de Alagoas e é um motivo de felicidade reencontrá-los em uma tarde rica de conhecimentos e fortalecimento do serviço. É impossível falar de assistência social sem falar do lindo legado que Emy Oliveira nos deixou, e que serve como exemplo e motivação para sermos pessoas e profissionais melhores”, contou emocionada.

Estiveram presentes no evento representantes do legislativo estadual e municipal, a sub-secretária de Assistência Social, Gal Souza e a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alessandra Hora.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h