Em um ano, Programa Leite é Massa distribui 18 mil kits do alimento para crianças em vulnerabilidade social

Ação beneficia crianças de 0 a 3 anos de idade em Maceió

Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes 13/10/2023 às 10:00
Em um ano, Programa Leite é Massa distribui 18 mil kits do alimento para crianças em vulnerabilidade social
Kits de leite beneficiam crianças maceioenses de 0 a 3 anos de idade. Foto: Secom Maceió

O Programa Leite é Massa da Prefeitura de Maceió segue beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social, participantes do Programa Primeira Infância Cidadã. Em um ano de existência, a iniciativa distribuiu 18 mil kits de leite em pó para crianças de 0 a 3 anos de idade, contribuindo para a segurança alimentar dos pequenos maceioenses.

A Primeira Infância compreende a faixa etária entre 0 e 72 meses de idade. A parte fundamental do desenvolvimento de uma criança ocorre durante o tempo em que ela interage com membros da família, bem como através das experiências em seu convívio. Com isso, o programa visa proporcionar segurança alimentar e nutricional com kits de leite, contendo 10 pacotes, apresentando uma aproximação dos serviços da Prefeitura de Maceió com as famílias atendidas, fortalecendo assim os vínculos com os usuários.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a iniciativa representa as ações do Município com o bem-estar e o crescimento das crianças maceioenses.

"Em um ano de programa podemos obter experiências maravilhosas com as famílias atendidas, oferecendo suporte e acompanhamento de um serviço que é crucial para o bem-estar e o crescimento das crianças. Ficamos felizes e contentes em realizar um trabalho tão lindo e delicado, proporcionando a segurança alimentar para quem mais precisa", informou Davino.

O Primeira Infância Cidadã realiza visitas domiciliares desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa, favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares pertinentes a cada realidade.

Segundo a coordenadora-geral do programa, Christiane de Medeiros, as ações oferecem prevenção e combate contra a insegurança alimentar para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

"O Programa Primeira Infância Cidadã acompanha através de visitas, famílias que estão em vulnerabilidade social, oferecendo o suporte necessário para auxiliar a primeira infância. O serviço é imprescindível para o combate a insegurança alimentar e ficamos contentes por este resultado", explicou a coordenadora.

Primeira Infância Cidadã

O Primeira Infância Cidadã apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral de crianças de 0 aos 6 anos de idade. O programa facilita o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitem do acompanhamento da chamada primeira infância. Em Maceió, são acompanhadas 1.510 famílias.

As ações do programa são executadas por meio dos Centros de Referência de Assistência Social Área Lagunar, Bela Vista e Selma Bandeira nos bairros Vergel do Lago, Bom Parto, Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Cruz das Almas, Jacarecica, São Jorge, Jacintinho e Benedito Bentes.

Mantido pelo governo Federal, o público alvo compreende crianças de até 3 anos e famílias beneficiárias do Bolsa Família, crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias e crianças de até 6 anos, afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h